5 motivos para tornar sua empresa mais sustentável com o selo eureciclo

Leia em 4 min
selo eureciclo

O consumo consciente e os impactos ambientais vão se tornando assuntos cada vez mais discutidos na sociedade e dentro das empresas. Os negócios precisam se adaptar e entender que possuem um papel de grande importância na discussão da sustentabilidade do planeta. O selo eureciclo vem com uma proposta sustentável, inclusiva e transparente, para mostrar que é fácil deixar um impacto positivo para seus clientes, o mercado e o mundo agora – sem deixar a sua responsabilidade para o outro ou para depois. Quer saber como?

As empresas de bens de consumo vendem produtos em embalagens, certo? Essas embalagens chegam aos consumidores e depois não se sabe mais para onde elas vão. Isso quer dizer que uma quantidade gigantesca de resíduos sólidos de plástico, vidro, papel ou metal estão sendo descartados no planeta e não há garantia nenhuma de que serão reciclados e retornarão para a cadeia de produção. Na verdade, visto que somente 3% do lixo que geramos hoje no Brasil é reciclado, o mais provável é que esses resíduos vão para lixões e aterros, podendo chegar a rios e mares, e ficam lá por centenas de anos se decompondo e poluindo. E com a sua marca lá, estampando os rótulos dessas embalagens e deixando um impacto bastante negativo para o meio ambiente.

Triste né? Mas trago boas notícias: você pode compensar esse impacto negativo gerado pela sua empresa! O selo eureciclo trabalha juntamente com diversas cooperativas de reciclagem para que elas reciclem uma quantidade de material equivalente ao que a empresa gera em volume de embalagens. A empresa remunera a cooperativa por esse serviço e, assim, recebe um certificado de compensação ambiental que comprova o investimento em economia circular e incentiva a cadeia de reciclagem no Brasil.

Já entendeu como funciona mas não está convencido de que essa é a melhor solução pra você? Então se prepare, porque temos 5 motivos para te mostrar por que você deve se tornar uma empresa mais sustentável agora.

1. Legislação ambiental

Como já falamos algumas vezes aqui no blog, existe uma legislação que determina que as empresas devem comprovar a destinação correta de suas embalagens, a chamada Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ao adotar o selo eureciclo, além de garantir a sustentabilidade da sua marca, você recebe um certificado de economia circular, cumprindo com a PNRS.

2. Preços acessíveis

Para adotar o selo eureciclo é muito fácil e você pode fazer isso em poucos cliques. Os nossos planos de compensação ambiental variam de acordo com o tamanho das vendas da empresa, uma vez que isso determina também a quantidade de embalagens que ela gera. Para entender qual é o plano mais indicado para o seu negócio, basta acessar o nosso site, escolher o seu, finalizar o cadastro e o pagamento e pronto! Todo o resto fica por nossa conta! Nós fazemos o intermédio com as cooperativas, geramos o seu certificado e o relatório de impacto, comunicamos nas nossas redes e deixamos o planeta mais sustentável!

3. Posicionamento de empresa sustentável

Os consumidores estão se tornando cada dia mais conscientes, tanto em relação ao produto que compram quanto ao impacto que isso gera. As pessoas já questionam e pressionam a postura das empresas, buscam informações sobre reciclagem e descarte e repensam seus hábitos. A sustentabilidade de um negócio atribui valor à marca, e através do selo eureciclo, oferece transparência e comunica ao consumidor a responsabilidade ambiental da empresa. Não dá mais para esperar que outros resolvam um problema que é seu – comece 2018 com atitude!

A Mr. Veggy tem o selo eureciclo
A Mr. Veggy tem o selo eureciclo

4. Vínculo ao movimento do selo eureciclo

O movimento pela sustentabilidade promovido pelo selo eureciclo já conta com mais de 150 marcas certificadas. Todas elas buscam reduzir o impacto negativo de suas embalagens e criar, juntas, um planeta mais sustentável. Ao adotar o selo, sua empresa se vincula a esse movimento, que já atinge milhares de consumidores e influenciadores engajados que consideram a presença do selo na hora de fazer uma compra.

Post da Alana Rox, do programa The Veggie Voice (GNT) sobre a marca de cosméticos Baims
Post da Alana Rox, do programa The Veggie Voice (GNT) sobre a marca de cosméticos Baims

5. Impacto social na cadeia de reciclagem

Ao se tornar uma marca engajada, sua empresa estará investindo e desenvolvendo a cadeia de reciclagem no Brasil. Remunerando as cooperativas pelo serviço ambiental que elas realizam, eleva-se a renda e a autonomia dos cooperados, criando melhores condições de trabalho e de vida.

ameaça para o planeta
A responsabilidade é de todo mundo, vamos agir juntos!

Os motivos são diversos, mas a questão é: se não agirmos agora, então quando?

Qual o impacto que sua empresa vai deixar para os consumidores e para o planeta em 2018? Repense, recicle!

Quero tornar minha empresa mais sustentável!

Compartilhe!