Copos Plásticos: impactos no meio ambiente e soluções sustentáveis

Leia em 2 min
Veja aqui diversas soluções sustentáveis para diminuir o uso de copos plásticos e reduzir seu impacto ambiental.

Veja aqui diversas soluções sustentáveis para diminuir o uso de copos plásticos e reduzir seu impacto ambiental.

Você costuma usar copos plásticos? Já parou para contar quantos? Só no Brasil são consumidos 720 milhões de copinhos por dia. Já imaginou o impacto disso tudo?

Se empilhados, equivalem a 54.040 km/dia de copos descartáveis. A circunferência da Terra possui 40.075 km. Todo dia, os copinhos do Brasil dariam 1 volta e meia na Terra! A distância até a Lua é de 384.400km, o que quer dizer que eles dariam para ir até a lua e voltar 28 vezes em 1 ano!

Achou chocante?

Ainda tem mais…

Cada copo leva, geralmente, de 250 a 450 anos para se decompor e você leva cerca de 15 segundos para terminar de usar seu copo. Aquele copinho que você usou e logo depois descartou pode perdurar por mais de 3 gerações. Seus bisnetos teriam nascido e aquele seu copinho ainda existiria em algum lugar inadequado no meio ambiente.

Leia também: Sacolas Plásticas: impacto ambiental e alternativas sustentáveis

Impactos ambientais dos Copos Plásticos

Os copos descartáveis são um grande problema ambiental por diversas razões, tais como:

  1. Poluição do Oceano: Copos são um dos principais responsáveis pela poluição do oceano. Eles são frequentemente jogados fora em praias e rios, onde acabam sendo levados para o mar, causando danos à vida marinha.
  2. Emissão de CO2: A produção de copos descartáveis emite grandes quantidades de CO2 na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.
  3. Dificuldade na Reciclagem: Copos são difíceis de serem reciclados, pois são feitos de poliestireno, um material que não é biodegradável e que precisa ser separado de outros materiais recicláveis.

Alternativas Sustentáveis para Copos Plásticos

Felizmente, existem alternativas sustentáveis para reduzir o impacto negativo dos copos plásticos. Veja abaixo alguns exemplos.

Copos de papel biodegradáveis

Copos de papel biodegradáveis são uma alternativa mais sustentável aos copos plásticos. Eles são feitos de papel reciclável e biodegradável, ou seja podem ser reciclados com facilidade.

Copos de vidro

Copos de vidro são uma alternativa durável e sustentável aos copos plásticos. Eles podem ser lavados e reutilizados várias vezes, reduzindo o desperdício de recursos.

Copos reutilizáveis

Copos reutilizáveis são uma opção prática bem como sustentável para eventos e estabelecimentos comerciais. Além disso eles podem ser lavados e reutilizados várias vezes, reduzindo o desperdício de copos plásticos descartáveis.

Por fim, quer saber quem é a eureciclo? Visite nosso site e conheça nosso blog sobre sustentabilidade para saber mais.

Compartilhe!