Embalagem Sustentável: alternativas ecológicas para o meio ambiente

Leia em 4 min
Descubra as melhores opções de embalagem sustentável para o seu negócio e aprenda como contribuir para um mundo mais verde e saudável.

Descubra as melhores opções de embalagem sustentável para o seu negócio e aprenda como contribuir para um mundo mais verde e saudável.

Nos últimos anos temos visto o crescimento da quantidade de marcas preocupadas com uma presença sustentável no mundo: qual a origem das matérias primas? Quem são os seus fornecedores e quão longe eles estão? Qual a qualidade de vida da população vivendo perto das fábricas?

Mas embalagem de produto é um dos assuntos que mais recentemente entrou na pauta das empresas preocupadas com a marca que elas deixam no planeta

Impacto ambiental das embalagens

No entanto, as embalagens também têm um impacto significativo no meio ambiente. Muitas embalagens são feitas de materiais não renováveis, como plástico, e acabam em aterros sanitários ou nos oceanos.

Além disso, a produção de embalagens requer muitos recursos naturais, como água e energia, o que contribui para as mudanças climáticas.

Por que investir em embalagem sustentável

Investir em uma embalagem sustentável é uma maneira importante para as marcas reduzirem seu impacto ambiental.

As embalagens sustentáveis são feitas de materiais renováveis ​​e/ou reciclados e podem ser recicladas após o uso, o que ajuda a reduzir o desperdício. Além disso, as marcas podem se beneficiar de uma imagem mais positiva e engajada com a sustentabilidade, o que pode levar a um maior reconhecimento e lealdade dos clientes.

Como escolher uma embalagem sustentável

Sendo assim, para escolher as embalagens sustentáveis, as marcas devem considerar vários fatores, incluindo a redução do uso de materiais, o uso de materiais reciclados, a facilidade de reciclagem e a utilização de tecnologias de produção sustentável.

As marcas também podem considerar investir em embalagens que promovam uma economia circular, que permita que os materiais sejam reutilizados ou reciclados após o uso.

Mas o que diz a PNRS sobre as embalagens?

Desse modo, com a nova lei, o governo brasileiro espera reduzir a quantidade de lixo levada para aterros, lixões ou simplesmente descartada no meio ambiente.

O que as marcas de bens de consumo devem fazer?

Para se adequarem à legislação e diminuirem o impacto das embalagens no meio ambiente, as empresas precisam fazer a própria logística reversa das embalagens, ou seja, pedir ao consumidor para trazer as embalagens do produto a um ponto de coleta e depois entregar à cadeia de reciclagem. Esse é um esforço bastante grande porque requer que o consumidor traga as embalagens a pontos de coleta, além de a marca ter que providenciar o transporte dos materiais.

Outra solução é que a empresa contribua para a sustentabilidade financeira e o desenvolvimento da cadeia de reciclagem que já a oferecida pelo selo eureciclo.

O casos de sucesso do selo eureciclo:

 Descubra as melhores opções de embalagem sustentável para o seu negócio e aprenda como contribuir para um mundo mais verde e saudável.
Selo eureciclo colocado nas embalagens das marcas engajadas

A boa notícia é que no Brasil diversos fabricantes estão se empenhando. É o caso da Greenpeople, LivUp, +Mu, BioWashAlgar Agro e outras 180 marcas.

Todas elas estampam em suas embalagens o selo eureciclo.

Com esse comprometimento, as marcas desempenham um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na preocupação com o desenvolvimento sustentável do planeta, passando a destinar recursos financeiros para a indústria de reciclagem no país.

O processo funciona da seguinte forma: as marcas informam quantas toneladas de plástico, vidro, papel ou metais geraram com a venda dos produtos e o selo eureciclo calcula o passivo ambiental equivalente.

Com base no valor, as marcas pagam a quantia para o selo eureciclo que por sua vez destina o valor a cooperativas de reciclagem que comprovem que estão operando formalmente e reciclando materiais equivalentes aos das embalagens.

Da mesma forma, a legislação brasileira demanda que 22% do material gerado e exposto ao meio ambiente seja reciclado. Através do selo eureciclo, as empresas podem contribuir o equivalente a até 100% ou 200% de todo material colocado no mercado.

A mudança social e ambiental já começou

Graças ao engajamento das empresas, o selo eureciclo conseguiu aumentar em cerca de 35% a renda de trabalhadores na cadeia de reciclagem, garantir a formalização de dezenas de recicladores e rastrear milhares de toneladas de resíduos sendo oficialmente reciclados.

“Queremos que a conexão entre fabricantes e microempresas de reciclagem formalize toda a cadeia, gerando impacto social positivo. Dessa forma, poderemos criar uma consciência coletiva em todos os elos desse meio”.

Luciana Oliveira, CEO da eureciclo.

“Esse sistema de compensação é amplamente utilizado na Europa para a reciclagem e também nos chamados créditos de carbono. Para nós é muito gratificante sermos umas das primeiras empresas no Brasil a ter o selo eureciclo nas embalagens dos produtos. Isso mostra que estamos no caminho certo e fazendo nossa parte ao contribuir com o meio ambiente e para um planeta mais sustentável”.

Victor Santos, CEO da LivUp.

E como o consumidor pode ajudar?

 Descubra as melhores opções de embalagem sustentável para o seu negócio e aprenda como contribuir para um mundo mais verde e saudável.

Em primeiro lugar, priorizando marcas engajadas e comprometidas com a reciclagem. Antes de abrir o próximo pacote de biscoitos ou a próxima bebida do lanche, olhe a embalagem mais uma vez. Pode ser que a marca do seu produto favorito ganhe ainda mais pontos com você.

Afinal, ela pode ser uma das primeiras marcas no Brasil a se comprometer com a reciclagem das embalagens que coloca no mercado.

E, claro, no seu dia-a-dia, separando as embalagens recicláveis do lixo comum, assim elas serão destinadas à reciclagem naqueles municípios onde houver coleta seletiva ou o trabalho de cooperativas de reciclagem.

Por fim, se precisar de uma ajudinha, basta seguir as cores do sorrisinho no selo eureciclo: vermelho para plástico, verde para vidro, azul para papel e amarelo pra metal.

Quero tornar minha empresa mais sustentável também!

Compartilhe!