O impacto do coronavírus no mercado europeu de reciclagem

Leia em 6 min

Após a adoção de medidas de contenção em todo o continente, as preocupações com o impacto a longo prazo do surto de coronavírus nos principais mercados de reciclagem da europa aumentaram profundamente nesta semana.


Há uma preocupação especial com os volumes limitados que estão entrando nos sistemas de coleta, devido às interrupções na logísticas, às perdas potenciais de demanda em setores sem embalagem, aos compradores que abandonam as medidas de sustentabilidade e à redução no investimento que seria necessário a longo prazo.

Mesmo no final da semana passada, as preocupações no setor estavam limitadas apenas ao impacto nos preços das matérias virgens – com os quais o material reciclado concorre – e no relacionamento com clientes individuais em países como a Itália.

Além disso, o coronavírus teve um grande impacto nos produtos petroquímicos, dificultando as cadeias de suprimento globais, alterando os padrões de demanda do consumidor e provocando grandes oscilações nos mercados. Ao mesmo tempo, o petróleo caiu na esteira da guerra de preços entre a Arábia Saudita e a Rússia – que também está sendo sentida nos mercados de plásticos virgens em toda a Europa.

Enquanto isso, os mercados de reciclagem têm negociado, no geral, normalmente, embora com alguma cautela adicional do comprador. Isso, no entanto, está começando a mudar.

Empreendedores do mercado de tereftalato de polietileno reciclado (R-PET) – o plástico mais amplamente reciclado da Europa – já estão vendo uma mudança no comportamento do consumidor, principalmente em relação aos hábitos de compra e, mais importante, aos hábitos de reciclagem.

“As pessoas estão comprando água [engarrafada] e não trazem a embalagem de volta, a armazenam”, disse um reciclador alemão na terça-feira. A demanda por PET virgem já aumentou significativamente em março, quando os europeus começaram a entrar em pânico na compra de alimentos e outras necessidades.

“Por um lado, é um efeito sazonal regular em fevereiro e março – é inverno, então as pessoas bebem menos [bebidas engarrafadas]. Por outro lado, as compras aumentaram muito, então [os consumidores] armazenam [garrafas] em casa [e] alguns mudam para o vidro ”, acrescentou a recicladora.

Os atores da cadeia de reciclagem na Alemanha, que possui uma das estruturas de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) mais consolidadas da Europa – onde os consumidores devolvem suas garrafas PET usadas em troca de cupons ou dinheiro em locais como supermercados – estão esperando para avaliar o impacto do distanciamento social e do auto-isolamento no mercado de reciclagem.

Eles irão analisar como as garrafas PET usadas são devolvidas ao fluxo de reciclagem durante o surto, uma vez que a disponibilidade de garrafas pós-consumo já é pequena devido à queda mencionada anteriormente no consumo de bebidas engarrafadas.

Também é provável que tenha um efeito nas tendências sazonais associadas ao consumo de bebidas engarrafadas. Se o distanciamento social ainda estiver em vigor durante o verão [o verão na Europa ocorre entre junho e julho], as pessoas podem não sair tanto, resultando em menor disponibilidade de PET reciclado (R-PET). Alguns disseram que o coronavírus pode levar mais pessoas a procurar água da torneira ou usar garrafas de vidro ao invés das de plástico.

Espera-se uma tendência semelhante na redução das coletas em outros setores importantes de polímeros reciclados, como por exemplo: polietileno reciclado (R-PE) e polipropileno reciclado (R-PP).

“Prevemos menos materiais entrando em nossas plantas industriais de reciclagem nas próximas semanas”, disse um grande coletor e reprocessador de resíduos francês.

As taxas reduzidas de coleta normalmente levam várias semanas para serem sentidas no mercado devido ao tempo que leva para o material pós-consumo ou pós-industrial impactar a cadeia. Isso significa que qualquer escassez provavelmente será sentida durante o que normalmente seria o início da alta temporada de PET reciclado e poliolefinas recicladas (R-PO). No entanto, dada a incerteza da demanda, é improvável que a alta temporada de 2020 seja típica.

O impacto na demanda por R-PO provavelmente será dividido pelo mercado de uso final. Os principais mercados de uso final para R-PO são o automotivo, o de construção, o de sacos de lixo, o de móveis para o exterior e o de embalagens. A demanda automotiva já caiu acentuadamente por causa do surto e é provável que caia ainda mais após o fechamento temporário de fabricantes de automóveis em toda a Europa.
A indústria da construção está mais protegida de qualquer impacto direto, por conta do coronavírus, na produção. No entanto, será fortemente afetada por qualquer desaceleração econômica. Enquanto isso, a demanda por móveis para ambientes externos também sofrerá devido as medidas de isolamento.

Por outro lado, a demanda por embalagens deve aumentar. Isso porque é esperado que os consumidores comprem mais alimentos embalados em plástico, devido a maior preocupação com a higiene, e também é esperado o uso maior de poliolefinas [um tipo de plástico] em produtos de limpeza e higiene de embalagens.

No entanto, o quanto isso beneficiará a indústria de reciclagem permanece incerta. Várias fontes sugerem que a pandemia desviará o foco das metas de sustentabilidade no curto prazo. Eles também esperam que as empresas passem a escolher matéria virgem, visto que poderá estar mais facilmente disponível.

Como o preço de produtos como flocos de PET reciclado incolor, granulados de qualidade alimentar incolor, polietileno de alta densidade (PEAD) natural, granulados de qualidade alimentar e granulados de PP natural agora estão mais em alta que o material virgem, há a possibilidade de substituição pelo material virgem.

“Na situação atual, se eles não conseguirem encontrar polietileno reciclado de baixa densidade (R-LDPE), eles usarão o LDPE simplesmente para [poder] fornecer [seus produtos]”, disse um grande fabricante de embalagens.

Juntamente com isso, existem preocupações sobre a escassez de pessoal à medida que a pandemia avança e sobre a capacidade de pequenos recicladores gerenciarem o fluxo de caixa se não puderem operar por um período prolongado de tempo. As reservas de caixa dos recicladores são geralmente mantidas baixas em comparação com a indústria petroquímica.

A maior preocupação é o impacto na logística. Agora que vários países da Europa fecharam suas fronteiras (veja o mapa interativo abaixo) e restringiram o movimento de mercadorias e pessoas, o transporte de material para as unidades de reciclagem já está sendo um desafio.

“Vemos [problemas] do lado da logística para a entrega das garrafas e também para a entrega de nossos produtos acabados. Existem algumas fronteiras fechadas, mas focadas principalmente nas passagem das pessoas, não no transporte de mercadorias … E [ainda assim] verificações da temperatura [dos motoristas] nas fronteiras … atrasam as atividades de transporte “, disse um produtor de R-PET.

Em todo o setor de reciclagem, os fluxos comerciais pan-europeus de resíduos pós-consumo e pós-industrial são geralmente provenientes do exterior – dependendo da disponibilidade e da qualidade – e os flocos e granulados reciclados são comumente exportados.

“No momento, a logística é muito dolorosa na Europa, para todos os produtos e materiais. Não sabemos o que isso significa no final, como isso afetará o uso dos produtos”, disse um produtor de flocos reciclados na Europa central.

Os problemas de logística já estão fazendo com que algumas empresas construam estoques para gerenciar qualquer possível interrupção.

“Compramos grandes quantidades da França, Holanda e Itália e, quando as fronteiras se fecham completamente, há um grande problema como: onde podemos obter nosso material? Além disso, 50% [de nosso produto final] sai da Alemanha para a Europa e nossos clientes nos perguntam se somos capazes de entregar o material de que precisam, se precisamos reduzir a produção.

“Quando pedimos transporte para nossas plantas [de reciclagem], eles dizem que não há problema. No momento, parece ser … estável, mas a questão é: o que acontecerá amanhã quando o governo tomar a decisão de fechar a fronteira?”, contou um importante reciclador europeu.

A incerteza contínua sobre a ampla gama de respostas dos governos europeus ao coronavírus obscureceu ainda mais o quadro de demanda – enquanto alguns estão armazenando, outros estão adotando a abordagem oposta e evitando novos pedidos.

“Temos pedidos, mas não novos pedidos para as próximas semanas. Há uma grande confusão nas próximas semanas ”, disse o principal coletor e reprocessador francês.

O impacto a longo prazo nas decisões de investimento também permanece incerto. O investimento na reciclagem mecânica e química é vital para que o setor atinja metas ambiciosas da legislações e das marcas para a reciclagem de embalagens. Atualmente, existe uma severa escassez de material de qualidade alimentar em todos os polímeros reciclados – no lado da coleta e do reprocessamento.

Tome R-PET como um exemplo. A capacidade de reprocessamento de granulados aprovados para alimentos é de 300.000 toneladas / ano, enquanto que para o R-PEAD reciclado é de cerca de 100.000 toneladas / ano.

Para outras classes de R-PO, o material de qualidade alimentar está disponível apenas em volumes muito pequenos devido aos requisitos da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) sobre rastreabilidade e classificação.

Novas tecnologias, novos métodos de coleta, o crescimento da reciclagem de produtos químicos e o aumento da capacidade de reprocessamento são necessários para atingir as metas de 2025.

No entanto, uma perspectiva sobre uma economia mais fraca está tendo um efeito limitante sobre investimentos, particularmente em áreas como a reciclagem, onde o investimento de pequenas empresas iniciantes é comum devido a barreiras à entrada menores do que as petroquímicas, e onde os sistemas de coleta permanecem em grande parte sob o controle de empresas locais. autoridades. Ambos são vulneráveis ​​na situação atual,

As consequências econômicas da recessão global de 2008, por exemplo, resultaram em mais de uma década de subinvestimento em sistemas de coleta pelas autoridades locais devido a medidas de austeridade generalizadas em toda a Europa.

Com a escala das medidas de distanciamento social necessárias para a contenção da pandemia, uma recessão global parece cada vez mais provável.
Por enquanto, a maioria da indústria européia de reciclagem continua operando como de costume – mas as conseqüências podem ser sentidas nos próximos anos.

Fonte: Mark Victory e Matt Tudball, editores sênior, Reciclagem, ICIS

Artigo traduzido do Recycling Magazine pela equipe eureciclo

Compartilhe!