O selo eureciclo é para minha empresa?

Leia em 4 min

Os selos de sustentabilidade surgiram como um grande diferencial competitivo no mercado. No caso do selo eureciclo isso se torna ainda mais evidente com os avanços da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Com o objetivo de aumentar os níveis de reciclagem no Brasil, promovemos ações e medidas que constam na PNRS. Isso ocorre através do pagamento pelo serviço ambiental prestado às cooperativas e da compensação ambiental das embalagens.

Ainda assim esse processo traz muitas dúvidas, principalmente quanto aos benefícios e reais necessidades que o selo traz para pequenas, médias e grandes empresas.

No artigo de hoje iremos mostrar para quem se destina o selo eureciclo e os benefícios gerados por meio de ações sustentáveis e estratégias de marketing.

Então se você:

  • é fabricante, importador, comerciante ou distribuidor;
  • fica preocupado com a quantidade de embalagens que são descartadas no meio ambiente;
  • quer alcançar um nicho de consumidores conscientes através da sustentabilidade ou se seus consumidores já são conscientes;
  • tem licença de operação;
  • se preocupa com impacto social da sua marca quer deixar uma imagem positiva no planeta.

Confira abaixo como o eureciclo pode solucionar essas questões.

Sou fabricante/importador/comerciante/distribuidor

Se a sua empresa importa, fabrica, comercializa ou distribui produtos envoltos em embalagem já deve ter se deparado com a Logística Reversa (LR).

A LR é um instrumento da PNRS que tem sido aplicado para o aumento do índice de reciclagem e descarte correto de resíduos que sobram da fabricação ou que acompanham o produto em sua venda.

Significa que para que uma empresa cumpra com a Lei Ambiental instituída pela PNRS, é necessário que ela aplique a Logística Reversa do que sobra na fábrica e das embalagens que vão para o consumidor.

É normal pensar que a responsabilidade pelas embalagens é totalmente do consumidor, no entanto é um equívoco. A LR surgiu para tornar praticável e aplicável a PNRS nas empresas e tem sido um desafio desde então.

Entenda mais sobre a responsabilidade compartilhada na Logística Reversa

O selo eureciclo vem para suprir essa demanda e auxiliar as empresas a executar a Logística Reversa de Embalagens sem complicação.

Como fazemos isso?

  • Realizamos a ponte entre as cooperativas de reciclagem e as empresas.
  • Essa conexão permite a venda de certificado de reciclagem.
  • Certificados de reciclagem comprovam que a sua empresa está pagando pela reciclagem da mesma quantidade de resíduos colocadas no mercado.
  • A comprovação é realizada pela apresentação de Notas Fiscais que são verificadas na Receita Federal.
  • A confiabilidade do sistema é dada pela plataforma tecnológica de rastreio das Notas Fiscais, pelos relatórios de compensação ambiental gerados e pela proteção jurídica em relação à PNRS.
  • Possuímos abrangência nacional em nossa atuação. Isso significa que independente do Estado em que a sua empresa comercializar dentro do Brasil, temos respaldo para sua proteção jurídica.

Estou preocupado com a quantidade de embalagens que gero

Se você tem consciência de toda a massa de embalagens gerada pela sua empresa, fica fácil deduzir o impacto ambiental consequente. Caso você se preocupe com essa questão, o selo eureciclo pode te auxiliar na diminuição do impacto.

Descubra como o impacto ambiental das embalagens pode afetar seu negócio.

Isso porque com o selo sua empresa pode realizar a compensação ambiental de todas as embalagens que você coloca no mercado.

“Significa que vocês irão plantar árvores para compensar as embalagens?”

Não, não. Diferente do crédito de carbono, lidamos com ocertificado de reciclagem. Isso quer dizer que através do certificado de reciclagem há a reciclagem da mesma quantidade de embalagens colocadas no mercado.

“Como vocês conseguem reciclar as embalagens dos meus produtos se elas vão para os consumidores”

É aí que entra a compensação ambiental. O que fazemos é a reciclagem da mesma quantidade de embalagens não necessariamente das mesmas embalagens comercializadas.

Vamos supor que você coloque no mercado 10 embalagens de plástico de 20g. Para compensar essa massa de embalagens as cooperativas reciclariam 200g de plástico (de qualquer embalagem, mas mantendo a quantidade e o tipo de material).

Quero alcançar o nicho de consumidores conscientes com o meu produto ou satisfazer os consumidores conscientes que já tenho

Conhecia a PNRS, sentia necessidade de fazer algo pelo impacto ambiental mas ainda não encontrou uma solução que te auxilie a alcançar os consumidores conscientes através dos seus produtos?

Compreender a sustentabilidade corporativa é uma saída. Os selos de sustentabilidade servem justamente para informar ao seu público suas ações.

Para que ocorra esse processo há estratégias de marketing que podem ser arquitetadas com o selo eureciclo, para que haja visibilidade do que você tem feito para o meio ambiente.

Com o crescimento do consumo consciente, mostrar ao público tais ações se tornou um diferencial de mercado.

Tenho licença operação

Atualmente, no estado de São Paulo, houve o alinhamento da renovação da Licença Operação com a comprovação da Logística Reversa de Embalagens, pela CETESB. Isto é, para renovar a LO precisa haver a comprovação da LR.

Mostramos no primeiro item como ocorre essa comprovação.

Preocupo-me com impacto social da minha marca e quero deixar uma imagem positiva no planeta

A preocupação com as consequências sociais de um negócio tem tido cada vez mais visibilidade.

Nós, eureciclo, buscamos o impacto não apenas ambiental, mas também social.

Entendemos nossa responsabilidade em dar visibilidade à base da reciclagem no Brasil: as cooperativas. E em possibilitar a remuneração pelo serviço ambiental de tantos cooperados.

A Recifavela e o Tião dos Santos, cooperativas de São Paulo, exemplificam muito bem o cenário de reciclagem.

Adotar o selo é também dar margem a valorização desses atores enquanto diminui a degradação ambiental consequente.

Vamos juntos?

 O que preciso saber para contratar o selo eureciclo?

Compartilhe!