Como neutralizar o impacto ambiental do seu negócio

Leia em 4 min
Conheça 5 estratégias eficazes para neutralizar o impacto ambiental do seu negócio. Saiba como funciona e porque deveria começar hoje mesmo. 

Conheça 5 estratégias eficazes para neutralizar o impacto ambiental do seu negócio. Saiba como funciona e porque deveria começar hoje mesmo. 

Adotar práticas sustentáveis podem trazer grandes benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para o seu negócio. Pondo em prática as medidas ecológicas abordadas neste artigo, você pode economizar recursos e atrair consumidores preocupados com o meio ambiente, além de destacar-se da concorrência.

O que é impacto ambiental?

O impacto ambiental refere-se ao resultado de ações ou atividades sobre o ambiente natural. Isso inclui mudanças causadas por atividades, produtos, serviços e projetos que podem afetar diretamente ecossistemas, biodiversidade e o ambiente em geral. Também pode ser definido como o efeito da atividade humana sobre o meio ambiente.

Em resumo, o impacto ambiental está relacionado às transformações que ocorrem devido às ações humanas no ambiente natural. Leia nosso artigo e descubra como o impacto ambiental das embalagens pode afetar seu negócio.

Conheça 5 estratégias eficazes para neutralizar o impacto ambiental do seu negócio. Saiba como funciona e porque deveria começar hoje mesmo. 

O que significa neutralizar o impacto ambiental?

De acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  da ONU de 2015, neutralizar o impacto ambiental significa reduzir o efeito negativo das atividades humanas no meio ambiente. 

Isso envolve uma gestão eficiente dos recursos naturais e a redução de resíduos. Portanto, incentivar a reciclagem e a redução de resíduos é crucial. Para alcançar esse objetivo até 2030, é essencial prevenir, reduzir, reciclar e reutilizar resíduos. [1]

Nesse sentido, listamos 5 maneiras eficazes para neutralizar o impacto ambiental do seu negócio e como colocá-los em prática.

Utilizar a energia de forma mais eficiente

Para reduzir o impacto ambiental, é importante utilizar a energia de forma mais eficiente. Isso pode ser alcançado instalando sistemas e equipamentos prediais energeticamente eficientes, o que resulta em economia de energia e menor impacto ambiental, por exemplo. Consulte as ferramentas de eficiência energética comercial ou industrial para obter orientações específicas para o seu tipo de negócio.

Energias renováveis

A utilização de energias renováveis, como solar e eólica, pode diminuir de forma significativa o impacto ambiental e reduzir os custos de energia. Existem incentivos federais, estaduais e locais disponíveis para tornar a adoção de energia renovável mais acessível.

Economizar água

Para economizar água, é recomendado instalar chuveiros de baixo fluxo e torneiras arejadas para reduzir o consumo de água, o que é especialmente eficaz em ambientes com múltiplos moradores. Para locais com alta demanda de água quente, como hospitais e restaurantes, a instalação de sistemas de energia renovável, como os solares, é uma opção a considerar. Isso ajuda a reduzir o uso de água e a tornar o consumo mais sustentável.

Reduzir, reutilizar, reciclar

Para neutralizar ao máximo sua pegada ambiental, é importante considerar todos os materiais e equipamentos em suas instalações, desde a produção até o descarte, pois tudo isso afeta o meio ambiente. 

Você pode adotar práticas como usar menos materiais, imprimir em ambos os lados do papel e implementar programas de manutenção preventiva para prolongar a vida útil dos equipamentos. Além disso, estabelecer um programa de reciclagem abrangente em toda a empresa é fundamental para reduzir, reutilizar e reciclar recursos de forma eficaz.

Compensação ambiental das embalagens 

Para minimizar o impacto ambiental das embalagens geradas pelo seu negócio, está na legislação que todas empresas que comercializam embalagens devem fazer a compensação ambiental de pelo menos 22% da massa gerada. 

Este é um conceito importante e está relacionado ao trabalho realizado pela eureciclo. A eureciclo é uma empresa brasileira que oferece uma solução que permite que empresas compensem o impacto ambiental de suas embalagens por meio da logística reversa pós consumo. 

Com a eureciclo você terá: 

  • Selo eureciclo: As empresas que adotam a solução da eureciclo recebem o selo eureciclo. Nosso selo é um importante atributo e demonstra ao consumidor que estas empresas fazem a compensação ambiental de suas embalagens no mercado.
  • Colaboração com operadores privados e organizações de catadores: A eureciclo trabalha em parceria com operadores privados e organizações de catadores de materiais recicláveis, fortalecendo assim toda a cadeia de reciclagem, e gerando impacto socioambiental. Escolha consciente dos consumidores: Os consumidores podem reconhecer e optar por marcas que investem na compensação ambiental de embalagens por meio do selo eureciclo
  • Contribuição para a reciclagem no Brasil: A eureciclo tem um papel fundamental na promoção da reciclagem no Brasil, com a missão de aumentar as taxas de reciclagem e educando a sociedade com o descarte inadequado de embalagens. 
Conheça 5 estratégias eficazes para neutralizar o impacto ambiental do seu negócio. Saiba como funciona e porque deveria começar hoje mesmo. 

Neutralizar o impacto ambiental é um processo contínuo, onde cada pequena ação conta. Nesse sentido, o selo eureciclo contribui ativamente ao comunicar o compromisso da empresa com a valorização dos operadores privados e organizações de catadores da cadeia de reciclagem de todo o país. Em um mundo cada vez mais conectado, isso é ser um diferencial importante para os consumidores conscientes com o meio ambiente.

Para saber mais sobre a nossa solução e como a eureciclo pode fazer a compensação ambiental das suas embalagens, entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *