Ecodesign: A nova era da embalagem sustentável

Leia em 4 min
Descubra como o ecodesign está mudando a forma como projetamos e criamos produtos, considerando seu impacto ambiental, social e econômico.

Descubra como o ecodesign está revolucionando a forma como projetamos e criamos produtos, considerando seu impacto ambiental, social e econômico.

Falar de conceitos como o de ecodesign, ao contrário do que muitos pensam, não é modismo, mas sim, necessidade. 

Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental e desejam adquirir produtos de qualidade que sejam exclusivos, duráveis, sustentáveis e que contribuam para a redução do desperdício na sociedade.

Ao falarmos de temas que são tendências, como redução do impacto ambiental, mostramos que isso não é apenas moda, mas sim, uma necessidade para o futuro.

Umas das inovações que fazem parte da redução do impacto ambiental é o ecodesign. Neste artigo iremos explorar todas as características, exemplos e como implementar o ecodesign a produtos e processos. Confira.

 O que é ecodesign?

A teoria do ecodesign surgiu na década de 1990 a partir da necessidade da indústria eletrônica americana em reduzir o impacto ambiental que vinha causando. 

Difundiram esse conceito e formaram uma força tarefa para desenvolver projetos voltados para o meio ambiente. Assim, vários programas de gestão ambiental começaram a usar a nomenclatura do ecodesign.

Essa abordagem promove a sustentabilidade ao prolongar a vida dos produtos, reduzindo a extração de recursos naturais e a produção de resíduos, e incentivando a reutilização e reciclagem. 

Descubra como o ecodesign está mudando a forma como projetamos e criamos produtos, considerando seu impacto ambiental, social e econômico.

O ecodesign auxilia na construção de uma economia mais circular e regenerativa, mantendo os recursos em uso pelo maior tempo possível e gerando benefícios ambientais e econômicos.

É fácil perceber que tudo isso se relaciona a ação humana, então, cabe a nós reduzir esse impacto de alguma forma. Aderir ao ecodesign é um grande passo para esse movimento.

Iniciativas como a utilização de selos ambientais são aquisições importantes nessa adesão ao ecodesign e o cuidado com o futuro ambiental.

Para isso, muitas empresas aderiram a processos que contemplem essa perspectiva, desenvolvendo produtos e executando serviços que ainda reduzem o uso de recursos não renováveis.

Ao aplicar o conceito de ecodesign, a utilização de materiais sustentáveis facilita a economia circular, pois estende a vida útil dos materiais com a possibilidade de reaproveitamento em vez de descarte total.

E é isso que se espera com a relevância cada vez maior das metas de economia circular: o aumento da vida útil do produto e a utilização de meios que sejam condizentes com a preservação do meio ambiente.

Vantagens da utilização do modelo de ecodesign

Quando sua empresa adere ao modelo do ecodesign ela prioriza o conceito de produção linear, baseado na sequência do “extrair, produzir e descartar”.

Um importante conceito do ecodesign é o C2C – Cradle to Cradle. O arquiteto americano McDonough e o engenheiro químico alemão Michael Braungart criaram essa metodologia, difundida no livro ‘Do berço ao berço: refazendo a maneira como fazemos as coisas’.

A ideia de “berço a berço” mostra que tudo o que se produz de maneira sustentável contribui para a redução de lixo, pois, muitas vezes, não será necessário descartar os resíduos, eles retornarão ao ciclo produtivo.

Exemplos de ecodesign

O ecodesign é uma abordagem que impacta várias características dos produtos, e algumas delas são:

  • Menos materiais: reduzir o uso de materiais na fabricação protege os recursos naturais e diminui as emissões de gases.
  • Fácil de reciclar e desmontar: prefira materiais biodegradáveis ou naturais, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e a dependência de recursos não renováveis..
  • Uso de biomateriais: prefira materiais biodegradáveis ou naturais, visando reduzir o impacto ambiental e a dependência de recursos não renováveis.
  • Durabilidade: os produtos devem ser projetados para serem duradouros, maximizando sua vida útil bem como reduzindo a necessidade de substituição frequente.
  • Multiuso, reutilizáveis e recicláveis: os produtos são concebidos com a ideia de múltiplos usos, sendo adequados para reutilização e fabricados com materiais recicláveis.
  • Redução de emissões: o tamanho e o peso dos produtos são otimizados para reduzir o consumo de material e combustível durante o transporte, diminuindo as emissões de CO2.
  • Inovação: a aplicação de inovações tecnológicas permite aumentar a eficiência e a sustentabilidade dos produtos.

Existem exemplos de ecodesign em diversos tipos de bens de consumo. Alguns exemplos incluem móveis biodegradáveis, talheres reciclados, xícaras de café comestíveis, óculos de sol ou escovas de dentes de bambu.

Estes exemplos ilustram como se pode aplicar o ecodesign em diferentes áreas, contribuindo para a redução do impacto ambiental e a transição para uma economia mais sustentável.

O que considerar na hora de rever a embalagem do seu produto

Ao revisar o seu produto, é importante utilizar algumas estratégias para incorporar o conceito de ecodesign na sua empresa.

Utilizar selos e certificações, como os da eureciclo – que demonstra o compromisso da empresa com o incentivo à reciclagem – é um grande passo para essa inovação. 

Você deve pensar fundamentalmente sobre qual material usará na confecção do seu produto ou da sua embalagem. Questione-se: ele terá um baixo impacto ambiental?  Você poderá produzir com matéria-prima reutilizável? O material será durável e seguro para o meio ambiente?

O ecodesign traz benefícios ao meio ambiente, por isso é importante aderir a essa prática. 

É interessante pensar que esse exercício gera redução, por exemplo, do uso de matéria-prima virgem, pois diminui a extração de recursos naturais, além de contribuir na redução da emissão de poluentes e poupar energia.

Crie produtos atrativos ao mercado

Quando você oferece aos consumidores produtos atraentes, os benefícios também chegam até você. Já pensou em como sua empresa pode inovar nas embalagens?

Faça com que seus produtos sejam criativos, pois além da qualidade, é importante oferecer um design diferenciado e inovador ao mercado. 

E se sua empresa puder investir para a recuperação de materiais recicláveis equivalentes e investir na cadeia de reciclagem? Será um grande passo para atrair mais clientes, não é mesmo?

Então, lembre-se: o ecodesign usa materiais de baixo impacto ambiental, aproveita insumos gerados anteriormente, reduzindo a extração de novas matérias primas, repensa embalagens e oferece serviços de reciclagem de materiais. 

Tudo para transformar o seu negócio em algo inovador e dentro dos padrões esperados para o futuro. A eureciclo pode te ajudar nisso, oferecendo o selo com um super sorriso para o meio ambiente. 

Procure mais informações com nosso time de especialistas e saiba como adquirir o selo do compromisso com a reciclagem mais conhecido do Brasil. 

Compartilhe!

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *