Tudo que você precisa saber sobre a Normativa 249/2024 de logística reversa em Minas Gerais 

Leia em 4 min
Veja nesse artigo os detalhes da Normativa 249/2024, o que muda para as empresas de MG e como se regularizar para evitar multas.

Veja nesse artigo os detalhes da Normativa 249/2024, o que muda para as empresas de MG e como se regularizar para evitar multas.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), deu um passo importante rumo à sustentabilidade com a publicação da Deliberação Normativa Copam nº 249/2024, na sexta-feira (9/2), que estabelece as diretrizes para implementação, operacionalização e monitoramento dos sistemas de logística reversa no estado.

Essa notícia reforça a importância de ações governamentais e empresariais no desenvolvimento de estratégias para redução, reutilização e reciclagem de materiais. 

Além disso, a iniciativa pode ter impactos positivos na cadeia de reciclagem, beneficiando organizações de catadores, operadores de coleta e triagem, e fortalecendo a conscientização dos consumidores sobre a importância da escolha de produtos e marcas engajadas com práticas sustentáveis. 

A deliberação foi elaborada com a participação de diversos setores da sociedade, incluindo representantes do governo, academia, comércio e catadores de materiais recicláveis. 

Foram realizadas reuniões públicas e analisadas mais de 500 contribuições, resultando em uma norma que reflete as necessidades e realidades do estado.

Veja nesse artigo os detalhes da Normativa e o que muda para as empresas com as novas regras. 

Impacto ambiental

A logística reversa, como definida no ato normativo, compreende um conjunto de ações que envolvem a coleta, transporte, reciclagem e tratamento de resíduos gerados pelo descarte de produtos e embalagens após o consumo. 

O objetivo é minimizar o impacto ambiental desses resíduos, fazendo com que retornem ao fabricante para destinação final adequada.

Veja nesse artigo os detalhes da Normativa 249/2024, o que muda para as empresas de MG e como se regularizar para evitar multas.

Estruturação do sistema

A deliberação estabelece que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem estruturar, implementar e operacionalizar um Sistema de Logística Reversa (SLR) para produtos e embalagens pós-consumo. 

Essa operação deve ser feita de forma independente do serviço público de limpeza, podendo ser realizada de maneira coletiva ou individual.

Como será feito o registro e comprovação das metas

Para cumprir as obrigações, é necessário formalizar à Semad um Plano de Logística Reversa ou um Termo de Compromisso de Logística, com cadastro até 30/12/2024. 

Além disso, a comprovação do cumprimento das metas será feita por meio da apresentação dos Relatórios Anuais de Resultados da Logística Reversa até 31/7 de cada ano. (colocar link para baixar o relatório de 2023)

Valorização dos catadores e economia circular

Minas Gerais se destaca por priorizar a valorização dos catadores de materiais recicláveis no processo de logística reversa. 

A deliberação estabelece que os responsáveis pelos SLRs devem priorizar a comercialização dos materiais recicláveis coletados por catadores, antes de utilizar créditos de reciclagem de outros operadores logísticos.

Além de preservar o meio ambiente, a logística reversa gera renda para os catadores, contribuindo para a economia local. 

A redução da quantidade de resíduos gerados otimiza os processos produtivos das empresas, reduzindo custos com matéria-prima e tornando os produtos mais competitivos no mercado.

Benefícios da logística reversa em Minas Gerais

A adoção das diretrizes definidas pelo governo de Minas Gerais para a implementação da logística reversa traz uma série de benefícios para o estado, tais como:

  • Redução da geração de resíduos ao promover a coleta seletiva e o reaproveitamento de materiais, a logística reversa contribui para a redução da quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários, minimizando os impactos ambientais.
  • Estímulo à economia circular por meio da reintegração de produtos e materiais recicláveis no ciclo produtivo estimula a economia circular, gerando oportunidades de negócios e empregos na cadeia de reciclagem e reutilização de resíduos.
  • A logística reversa permite a recuperação de matérias-primas e recursos naturais presentes nos resíduos, contribuindo para a preservação dos ecossistemas e a mitigação da exploração de novos recursos.

Materiais aceitos no programa de logística reversa

A Deliberação Normativa Copam nº 249/2024 abrange uma ampla gama de produtos e embalagens, incluindo:

  • Produtos eletroeletrônicos de uso doméstico, seus componentes e embalagens;
  • Pilhas e baterias portáteis;
  • Baterias chumbo-ácido automotivas, industriais e de motocicletas;
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, de vapor de mercúrio e de luz mista;
  • Embalagens de óleos lubrificantes;
  • Embalagens em geral de plástico, papel, papelão, metais e vidro;
  • Medicamentos domiciliares de uso humano, vencidos ou em desuso, e suas embalagens.
Entenda o que é um sistema de logística reversa. Saiba como aderir e fique seguro com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Como funcionam os créditos de reciclagem da eureciclo 

Os Créditos de Reciclagem da eureciclo podem ajudar as empresas a cumprirem as metas de logística reversa de embalagens em Minas Gerais de maneira fácil. 

Ao se cadastrar na plataforma, as empresas adquirem créditos correspondentes a um percentual das embalagens comercializadas. Esses créditos servem como comprovação do cumprimento das metas estabelecidas pelo governo estadual.

Além de proporcionar uma solução prática e eficiente para as empresas, os créditos de reciclagem da eureciclo também desempenham um papel crucial no desenvolvimento socioeconômico do setor. 

Eles incentivam a demanda por serviços de reciclagem, promovendo a formalização das organizações atuantes e contribuindo para um impacto positivo na comunidade.

A regulamentação da logística reversa de embalagens em Minas Gerais representa uma medida significativa para impulsionar a reciclagem e reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de embalagens. 

A eureciclo, ao oferecer essa solução, possibilita que as empresas comprovem a destinação ambientalmente adequada de embalagens, colaborando assim para o desenvolvimento socioeconômico dos profissionais da reciclagem em todo o país.

Diante da importância da logística reversa e dos benefícios dos créditos de reciclagem da eureciclo, é possível que as empresas desempenhem um papel ativo na gestão ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável. 

Se você está interessado em fazer a sua parte, acesse o site da eureciclo agora mesmo e converse com um dos especialistas para conhecer todas as soluções disponíveis. 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *