O papel da eureciclo na reciclagem de vidro no Amazonas

Leia em 4 min
Descubra como a eureciclo está revolucionando a reciclagem de vidro no Amazonas, transformando esse material em oportunidades sustentáveis.

Descubra como a eureciclo está revolucionando a reciclagem de vidro no Amazonas, transformando esse material em oportunidades sustentáveis.

O Brasil enfrenta desafios na cadeia de reciclagem do vidro, devido ao baixo valor comercial e à falta de centros de triagem adequados em diversas regiões. Para resolver esse problema, a eureciclo tem atuado para estruturar a cadeia de reciclagem na região. Desse modo, conseguimos garantir uma remuneração justa para os agentes, por meio do uso de créditos de reciclagem. 

Os créditos de reciclagem

Os créditos de reciclagem são gerados por meio da compensação ambiental. Funciona assim, quando uma empresa coloca embalagens no mercado, ela é responsável por retirar no mínimo uma parte delas para cumprir as regulamentações de resíduos sólidos. Caso a empresa não consiga fazer essa retirada, pode investir em créditos de reciclagem via eureciclo. Isso tudo é regulamentado pela PNRS e pelo recente Decreto Federal Recicla+.

Leia mais: Créditos de reciclagem: inovação e sustentabilidade para a sua empresa

Dessa forma, a eureciclo viabiliza junto com parceiros o reaproveitamento, neste caso, do vidro no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento na região e para a sustentabilidade ambiental.

Uma governança respalda a venda de créditos, utilizando uma plataforma que atesta, por meio das notas fiscais geradas pelas cooperativas e outros participantes da cadeia, a coleta, separação e venda do material para reciclagem.

 Descubra como a eureciclo está revolucionando a reciclagem de vidro no Amazonas, transformando esse material em oportunidades sustentáveis.

Hubs de logística reversa

Além dos créditos de reciclagem, outra solução para viabilizar a cadeia de reciclagem de vidro foi a criação de hubs locais. Esses hubs recebem cargas dos operadores, realizam a triagem e as enviam em quantidades maiores para as indústrias recicladoras. 

Em 2022, a eureciclo estruturou seis rotas e uma sétima está em processo de criação. O número de operadores cadastrados na plataforma, que trabalham com vidro, aumentou de 19 em 2020 para mais de 100 em 2023.

Embora isso ajude a superar o problema das distâncias, ainda existem dificuldades. O custo do crédito para a mesma quantidade de material reciclado é maior no Amazonas do que no Mato Grosso do Sul, que, por sua vez, é mais caro do que em São Paulo. 

Atualmente, o projeto da eureciclo está presente em sete estados (Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí). Há planos de expansão para o Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rondônia.

Desde 2021, foram recicladas e reintegradas à cadeia produtiva cerca de 8.400 toneladas de vidro, e a expectativa é que esse volume atinja 6.000 toneladas em 2023. A capacidade de triagem e aproveitamento dos resíduos aumentou mais de 440%

eureciclo e a reciclagem de vidro no Amazonas

A experiência da eureciclo na reciclagem de vidro no Amazonas trouxe importantes lições. Até o ano passado, o estado não contava com um sistema de reciclagem para o vidro.

Durante o primeiro semestre de 2021, a eureciclo, viu a necessidade de desenvolver a reciclagem do vidro no Amazonas, começando pela cidade de Manaus. 

Poucos meses antes, entidades locais haviam assinado um termo de compromisso com obrigações para garantir a destinação adequada das embalagens recicláveis produzidas por empresas atuantes no estado.

Atualmente mais de 1.000 toneladas de vidro são recicladas anualmente, trazendo benefícios tanto em termos de geração de renda como de impacto ambiental positivo. Essa conquista é resultado dos esforços da eureciclo em estruturar a cadeia de reciclagem do vidro no estado. 

Descubra como a eureciclo está revolucionando a reciclagem de vidro no Amazonas, transformando esse material em oportunidades sustentáveis.

Por meio da implementação de hubs locais, mapeamento das possibilidades e busca por tecnologias adequadas, foi possível viabilizar a reciclagem do vidro no Amazonas. Essa iniciativa tem gerado renda para os operadores locais, ao mesmo tempo em que contribui para a redução do impacto ambiental. Desse modo evitamos o descarte inadequado do vidro.

A partir desse ponto, o desafio foi não apenas oferecer um destino adequado para o vidro, mas também desenvolver toda a cadeia. Antes, a única opção existente era enviar o vidro para um aterro local ou para o sudeste do país, o que acarretava custos adicionais. 

Para enfrentar esse desafio, a eureciclo trabalhou em etapas.

A primeira etapa do processo foi compreender a geração do resíduo pós-consumo e o destino que estava sendo dado a ele até aquele momento.

Caio Trogiani, gerente de operações e projetos da eureciclo.

Percebemos que o vidro estava sendo coletado pela prefeitura de Manaus, seguia para a cooperativa e, após a separação, o material ficava parado até que a prefeitura o recolhesse de volta e o enviasse para o aterro

Em 2022, a eureciclo encontrou uma solução em parceria com um hub local, que concentra o vidro coletado e o entrega aos operadores. Desse modo, conseguimos garantir o fluxo e processamento adequado do material. Com foco nas centrais de triagem, o vidro é triturado e utilizado, por exemplo, na indústria da construção no Amazonas. 

Leia mais: Reciclagem do vidro no Brasil: tudo que você precisa saber

Como resultado, a empresa aumentou a coleta de vidro de 250 toneladas em janeiro para cerca de 1.000 toneladas por mês a partir de junho de 2022. Os créditos gerados por essa operação, pagos pelos clientes da eureciclo, proporcionam um acréscimo de cerca de 5 a 10 mil reais por mês para as cinco cooperativas parceiras. 

Ao longo de um ano, mais de 1 milhão de reais foram investidos por meio dos créditos, remunerando os parceiros e criando tecnologias. Com isso, foi possível aumentar em pelo menos 1% as taxas de reciclagem no Amazonas. Isso representa um aumento significativo, considerando que a taxa do estado era de 1,62% em 2021.

O caso do Amazonas é um exemplo inspirador de como é possível superar desafios e estabelecer um sistema eficiente de reciclagem, mesmo em regiões onde a infraestrutura ainda é limitada.

A atuação da eureciclo tem demonstrado que, com planejamento, parcerias estratégicas e adoção de práticas sustentáveis, é possível promover a reciclagem do vidro e colher os benefícios socioambientais resultantes dessa iniciativa.

Se você deseja saber mais sobre a reciclagem de vidro, entre em contato conosco e descubra como o selo sustentável mais conhecido do Brasil pode estar na sua embalagem.

 Descubra como a eureciclo está revolucionando a reciclagem de vidro no Amazonas, transformando esse material em oportunidades sustentáveis.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *