Educação ambiental: 10 exemplos para promover na sua empresa

Leia em 5 min
Quer saber como promover a educação ambiental na sua empresa? Confira 10 exemplos para levar conhecimento e sustentabilidade aos funcionários.

Quer saber como promover a educação ambiental na sua empresa? Confira alguns exemplos que podem ajudar a levar a um maior conhecimento e engajamento sobre o tema da sustentabilidade.

Promover a educação ambiental na sua empresa é também investir em ações que despertem novos valores nos seus colaboradores, tanto individuais quanto coletivos.

Educar ajuda na formação de uma sociedade mais crítica, engajada, responsável e consciente ecologicamente, e se você como empreendedor e empresário, busca iniciativas sustentáveis, a sua equipe deve fazer parte disso.

O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, 2022, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), mostra que nosso país produz mais de 81 milhões de toneladas de resíduos por ano.

Em média, cada habitante produz 381 kg de resíduos anualmente. Ou seja, mais de 1 kg por dia!

Desse modo, ao trazer a educação ambiental para dentro da sua organização é possível transmitir a informação, gerar conhecimento, desenvolver a conscientização e fomentar ações que ajudem na preservação do planeta e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Contudo, é fundamental que as ações sejam coerentes com a estratégia, afinal, a comunicação só irá potencializar o que já está sendo desenvolvido.

Por que minha empresa precisa promover educação ambiental?

Essa responsabilidade está determinada na Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795/1999, que prevê para empresas públicas e privadas o desenvolvimento de programas educativos ambientais. 

Com essa prática, a empresa tem colaboradores mais conscientes e engajados, dessa forma vai despertar o comprometimento com o meio ambiente. Assim pode desenvolver parcerias com as comunidades locais, reduzir custos, se tornar mais competitiva no mercado e mais atrativa para o seu consumidor. 

Para te ajudar nisso, trouxemos alguns exemplos de como você pode implementar a educação ambiental na sua organização. Vamos lá? 

#1 – Crie projetos de educação ambiental 

Para promover a educação ambiental, uma ideia é criar um ou mais projetos que podem ser focados inicialmente apenas no ambiente interno, entre os colaboradores ou a empresa pode ampliar a ideia para as famílias e a comunidade onde ela está inserida através das suas redes. 

Por exemplo, você pode ensinar seus colaboradores a montar uma horta, uma composteira. Aqui, o céu é o limite!

Em algumas empresas, já há inclusive o conceito de voluntariado empresarial, em que os colaboradores podem definir as causas que mais se identificam e participam ativamente das ações.

exemplos-educacao-ambiental

#2 – Realize campanhas de conscientização

Educar exige envolver e isso pode ser obtido através de campanhas de conscientização. 

A sua empresa pode fazer isso promovendo reuniões para discutir quais boas práticas podem ser aplicadas, bem como campanhas que devem ser inseridas.

É possível, por exemplo, estimular:

  • o uso de copos ou canecas, eliminando os descartáveis;
  • o envio de e-mails entre os setores, para reduzir impressões;
  • o reuso de materiais do expediente, sempre que for possível;
  • o descarte correto dos resíduos;
  • a disposição de coletores de resíduos diferentes, uma para orgânicos e outra para os recicláveis;
  • o uso consciente da água e energia elétrica;
  • a utilização da luz natural;
  • pedaladas ou caronas coletivas, para chegar ao ambiente de trabalho;
  • parcerias com fornecedores, que também usam práticas sustentáveis, e etc.

Faça uma pesquisa interna e busque com seus colaboradores que tipo de conscientização é mais importante. Além disso, envolvê-los vai facilitar muito o engajamento de todos!

#3 – Promova palestras sobre o assunto

Invista em palestras presenciais ou online, e se precisar conte com organizações e empresas especializadas em promover eventos, para estimular a consciência e o desenvolvimento sustentável no ambiente corporativo.

Esses eventos são super importantes para promover a educação ambiental, porque auxiliam no despertar da percepção. Assim, o participante começa a compreender a responsabilidade dele em relação às suas responsabilidades em relação ao meio ambiente.

Se você não puder investir, não se preocupe! Busque internamente quem tem conhecimento sobre o assunto que possa compartilhar, ou busque parceiros que possam te ajudar a realizar essas palestras.

#4 – Divulgue boas práticas sustentáveis

Boas atitudes, responsabilidade em relação ao meio ambiente e a preservação à vida devem ser divulgadas, para servir de exemplo.

Por isso, entenda quais boas práticas seus colaboradores já praticam e compartilhe com a equipe através de newsletters ou algum outro canal com o time que você já tenha acesso.

Trazer a teoria é importante, mas a prática também! 

Uma outra forma de comunicar o comprometimento da empresa com a sustentabilidade é a utilização de selos nas embalagens. 

Existem selos específicos para produtos e embalagens que foram produzidos com matéria-prima reciclada. Selos para transparecer que o produto não foi testado em animais. E o selo eureciclo, que esclarece para os consumidores que a empresa investe no setor de reciclagem em todo o Brasil.

exemplos-educacao-ambiental

#5 – Facilite o acesso a cursos

Cursos são ferramentas poderosas para ampliar o conhecimento e despertar a responsabilidade social e ambiental.

Então promova-os, onlines ou presenciais, para seus colaboradores, fornecedores, parceiros e até mesmo para a comunidade onde a sua empresa está inserida.

Busque indicações de conteúdos para quem quiser se aprofundar no assunto. Fazer essa curadoria de cursos já ajudará muito os colaboradores que queiram entender mais sobre o tema.

#6 – Estabeleça metas

Estabelecer metas é uma forma de estimular a conquista dos objetivos traçados pela empresa e incentivar a educação ambiental.

Uma forma de fazer isso é desafiar seus colaboradores a exercerem práticas sustentáveis, estabelecendo, por exemplo, um percentual na redução do consumo de energia, água e papel, ou na coleta de recicláveis. 

Outra maneira é estabelecer parcerias com fornecedores, instituições privadas ou públicas, para ampliar as formas de conhecer e praticar ações sustentáveis.

#7 – Disponibilize grupos de discussões ambientais

Compartilhar informações e experiências promove o conhecimento e estimula a ação.

Por isso, uma forma de estimular a educação ambiental na empresa é disponibilizar um canal exclusivo de comunicação, para que os colaboradores possam trocar novidades, discutir ideias e tirar suas dúvidas.

O aspecto interessante deste exemplo é que os próprios colaboradores geram conteúdo e educação ambiental entre eles, e possuem autonomia para criarem outros subgrupos.

Outra ideia é disponibilizar um meio de comunicação entre empresa e consumidor, para ele receber dicas e orientações, como, por exemplo, a forma correta de descartar os resíduos em casa. 

exemplos-educacao-ambiental

#8 – Dispare e-mails conscientizadores

O envio frequente de e-mails com mensagens, dicas, fotos e vídeos conscientizadores é uma maneira de informar grupos de pessoas. 

Eles também podem ser usados para estimular campanhas, visando o uso consciente de embalagens, material de expediente e recursos naturais, tanto na empresa quanto fora dela.

#9 – Distribuir cartilhas

A Política Nacional de Educação Ambiental propõe a elaboração e divulgação de materiais didáticos.

Desse modo, as cartilhas, quando produzidas com conteúdos atrativos e informativos, estimulam o raciocínio e o senso crítico dos leitores. 

Desde já elas podem ser elaboradas com o objetivo de transformar as ações no ambiente de trabalho ou para conscientizar as famílias. 

Em suma, estamos falando em promover a educação ambiental, por isso uma boa prática é desenvolver elas no formato digital, ou com algum material reciclável.

#10 – Consulte e envolva seus colaboradores

Segundo o líder indígena e ambientalista, Ailton Krenak, o respeito à natureza é um valor essencial, que deve ser levado em conta por indivíduos e organizações.

Por isso, para que a educação ambiental na sua empresa seja verdadeiramente transformadora, envolva seus colaboradores, assim eles também transmitirão o conhecimento adquirido e realizarão as ações sustentáveis aprendidas.

Para envolvê-los, é preciso respeitar o tempo e a cultura de cada um, da mesma forma que é essencial ouvi-los e consultá-los, adotando medidas que sejam eficientes e inteligentes na construção da educação ambiental, replicando o conceito para o máximo de pessoas.

Agora que você viu diversos exemplos sobre como promover a educação ambiental na sua empresa, que tal continuar a leitura e descobrir o porquê dessa prática ser o caminho para a sustentabilidade?

Por fim, aproveita e conta pra gente aqui nos comentários, quais iniciativas sustentáveis você já aplica ou quer aplicar na sua empresa?

Compartilhe!

4 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *