10 maneiras de reduzir a poluição plástica hoje

Leia em 4 min
Cada ação conta na luta contra a poluição. Veja aqui 10 maneiras de reduzir a poluição plástica, e faça sua parte para proteger o planeta.

Veja 10 maneiras para reduzir a poluição plástica e contribuir para um futuro mais sustentável.

É fato que o plástico se tornou uma presença constante em nossas vidas. Ele está presente em todos os lugares: nas embalagens de produtos, nas fórmulas dos produtos cosméticos, nos têxteis, nos telefones celulares e em muitos outros itens do dia a dia. 

Sua onipresença é significativa e é possível abrir mão dele facilmente em algumas frentes, contudo, reduzir o consumo é considerado por muitos uma tarefa difícil. 

No entanto, é preciso criar estratégias para que o descarte do plástico seja feito de maneira correta e quando possível diminuir seu uso. 

Usando plástico de maneira sustentável

Para melhorar a relação com o plástico, é essencial adotar uma abordagem sustentável no nosso dia a dia. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença a longo prazo. Aqui estão 10 sugestões práticas para começar hoje mesmo:

1 – Pratique a reciclagem corretamente

A reciclagem é uma etapa importante para reduzir o impacto do plástico no meio ambiente. Certifique-se de separar corretamente os resíduos recicláveis e descartá-los nos locais apropriados.

Se tem dúvidas sobre o que pode e o que não pode ir para o lixo, basta conferir o número no fundo da embalagem. A maioria das garrafas de bebidas é identificada com o número 1 (PET), e é amplamente aceito nas empresas de reciclagem. Para mais informações sobre como identificar os números das embalagens, leia nosso post: Descubra o que são os números nas embalagens de diferentes tipos de plástico.

Cada ação conta na luta contra a poluição. Veja aqui 10 maneiras de reduzir a poluição plástica, e faça sua parte para proteger o planeta.

2 – Descarte correto de plásticos descartáveis

Grande parte dos itens de plástico em nossas vidas diárias são usados ​​uma vez e depois jogados fora. Portanto, fazer o descarte correto do plástico descartável é uma responsabilidade compartilhada por todos nós. Optar por alternativas reutilizáveis, como sacolas, recipientes, talheres, canudos e copos, também são escolhas que podem parecer um pequeno passo, mas, coletivamente, essas ações podem ter um grande impacto positivo no meio ambiente e ajudar a reduzir a poluição plástica. 

3 – Cozinhe mais

Cozinhar mais em casa não só é mais saudável, como também ajuda a reduzir o uso de embalagens para viagem e sacolas descartáveis. Além disso, sempre que você fizer um pedido para comer em casa, é importante informar que não precisa de talheres de plástico. Essa é uma abordagem simples para tornar suas refeições mais sustentáveis.

4 – Compre itens de segunda mão

Ao comprar itens de segunda mão, você não só contribui para a redução do uso de embalagens plásticas, especialmente em brinquedos e itens eletrônicos, mas também encontra opções tão boas quanto as novas. Pesquisar em brechós ou plataformas online por itens usados é uma escolha sustentável que também ajuda a economizar dinheiro.

5 – Leve sua garrafa de água para onde você for

Ao consumir água filtrada em casa, você elimina a necessidade de comprar água engarrafada em recipientes plásticos descartáveis. Invista em uma garrafa reutilizável de alta qualidade e ande sempre com ela quando sair de casa. Essas duas ações com certeza irão ajudar a reduzir a quantidade de resíduos plásticos no meio ambiente e consequentemente diminuir a poluição plástica no planeta.

Cada ação conta na luta contra a poluição. Veja aqui 10 maneiras de reduzir a poluição plástica, e faça sua parte para proteger o planeta.

6 – Prefira produtos a granel

Essa pequena troca ajuda a reduzir o consumo de produtos embalados e é uma maneira eficaz de proteger o meio ambiente da poluição plástica. Desse modo, diminuímos o uso das embalagens descartáveis, como bandejas de isopor, garrafas PET, tetra paks e plásticos. 

7 – Opte por cosméticos com selos ambientais

Selos ambientais atestam o compromisso de uma marca com práticas sustentáveis e éticas. Ao escolher cosméticos certificados, o consumidor faz uma opção não apenas estética, mas também ética. Você sabia que o selo eueciclo indica que a marca investe na cadeia de  reciclagem e compensa o impacto ambiental de suas embalagens?

8 – Troque os potes de plástico por recipientes de vidro

Ao adotar potes de vidro para guardar suas refeições, você está fazendo uma mudança positiva em sua vida e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Essa escolha simples pode fazer uma grande diferença no combate à poluição por plásticos.

9 – Quando for às compras, lembre-se de levar uma sacola reutilizável

Levar uma sacola reutilizável ao fazer compras é uma pequena ação que pode ter um grande impacto positivo no meio ambiente. Ao adotar essa prática simples, você contribui para a redução do consumo de plásticos descartáveis.

10 – Escolha alternativas eco-friendly

Ao optar por produtos com embalagens sustentáveis, você contribui diretamente para a redução do impacto negativo do plástico no meio ambiente. Essa escolha consciente ajuda a preservar os recursos naturais, a minimizar a poluição e a incentivar práticas mais eco-friendly na indústria. Busque por selos ou certificações que atestem a preocupação da marca com a sustentabilidade e a reciclagem. Na eureciclo, por exemplo, trabalhamos para aumentar a taxa de reciclagem no Brasil. Ao escolher produtos com o selo eureciclo, você está apoiando essa iniciativa.

Produtos que tenham o selo eureciclo 

O selo eureciclo é uma garantia de que a empresa se comprometeu a compensar o impacto ambiental de suas embalagens. Usar produtos com o selo eureciclo é uma maneira eficaz de contribuir para a economia circular e incentivar empresas que buscam desenvolver a cadeia de reciclagem no Brasil. 

Reduzir o consumo de plásticos é uma responsabilidade que exige ações individuais e coletivas. Ao adotar uma abordagem sustentável sobre o uso do plástico, podemos preservar o meio ambiente para as futuras gerações.

Esperamos que essas 10 dicas te inspirem em ações que levem a um futuro mais verde. Se quiser saber como o selo sustentável mais conhecido do Brasil pode estar na sua embalagem, entre em contato conosco.

Veja quais soluções estão sendo discutidas no Brasil sobre descarte de plástico e como você pode contribuir para um futuro mais sustentável.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *