Adimax: sustentabilidade que inspira

Leia em 6 min

É uma honra contribuirmos com a cadeia de logística reversa da Adimax. Leia nosso case e entenda como essa ação ajuda na sustentabilidade do nosso país.

Diante de todas as mudanças no comportamento do consumidor, a sustentabilidade se torna uma maneira de conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. Além disso, por meio de ações ecológicas e sociais, é possível diminuir o impacto negativo e beneficiar a comunidade local.

Essa mudança se torna ainda mais relevante dentro do contexto do environmental, social and corporate governance (ESG), que representa critérios utilizados no mundo de investimentos. Dessa forma, investir em um modelo de produção e consumo mais ecológico, como a economia circular, se torna indispensável para as empresas que desejam crescer.

Essa afirmação é reforçada por pesquisas que mostram que os consumidores estão cada vez mais conscientes. Uma pesquisa realizada pela Mandalah, consultoria em inovação, mostra que a preocupação com o meio ambiente cresceu durante a pandemia, havendo, inclusive, um crescimento de menções ao termo “sustentabilidade”.

Ou seja, seu negócio precisa se adaptar para permanecer forte no mercado e conquistar novos clientes que buscam marcas responsáveis. Para auxiliar você, trouxemos uma entrevista que realizamos com a Adimax, parceira da eureciclo, que fabrica alimentos de alto padrão de qualidade para cães e gatos.

Essa empresa conta com quatro unidades fabris e diversos centros de distribuição em todo o Brasil, e foca em ações ecológicas e sociais. Para falar mais sobre sua atuação, conversamos com Leonardo Dalmagro, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagem. Continue lendo e confira essa entrevista!

Como a Adimax promove a sustentabilidade?

Veja como a sustentabilidade está presente no dia a dia da Adimax.

Reuso da água da chuva

Realizamos a captação da água da chuva, que é tratada e reutilizada na lavagem da frota dos nossos veículos e também nas descargas dos banheiros. Com essa ação, conseguimos economizar centenas de m³ de água.

Gerenciamento de resíduos

A coleta seletiva dos resíduos também é uma prática na empresa. Desde a produção até os escritórios, temos coletores seletivos. 

Conscientizar os colaboradores é tão importante quanto fazer a nossa parte, por isso, frequentemente, promovemos campanhas ambientais para educar o nosso time.

Projeto ECO PONTO

Na entrada da Adimax, temos coletores de óleo vegetal, pilhas e baterias, sendo uma maneira de incentivar os colaboradores a trazerem de suas residências esses resíduos.

A empresa é responsável por fazer a destinação correta dos resíduos.

Esse projeto teve início em 2014 e, desde então, a Adimax e seus colaboradores já deixaram de poluir milhares de litros de água, considerando que, de acordo com a Sabesp, 1litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água.

O óleo vegetal é encaminhado ao Instituto de Educação Socioambiental (IESA), que utiliza o resíduo na fabricação de sabão ecológico. A renda da venda do sabão é revertida para ajudar crianças da creche Semeadores do Amanhã, da cidade de Sorocaba/SP.

Já as pilhas e as baterias são destinadas ao programa Abinee, que realiza a coleta e a destinação ambientalmente correta desses itens.

Embalagens com I’m green

O I’m green é um selo da Braskem que mostra quais são as embalagens que usam plástico feito a partir de fontes renováveis.

Nós contamos com essa certificação nas embalagens da linha Super Premium da Fórmula Natural, que são produzidas a partir do etanol da cana-de-açúcar. Essa é uma iniciativa que visa a melhoria do desempenho ambiental da empresa.

Caixas de papelão 100% recicladas e recicláveis

Todo o papelão utilizado na produção das caixas da linha Fórmula Natural e Biscoitos é produzido com material reciclado, contribuindo, assim, para redução de consumo de matéria-prima virgem.

Carbono positivo – Fórmula Natural Fresh Meat Gourmet

Com a intensificação do aquecimento global, o clima vem se alterando constantemente, o que provoca um aumento na frequência de eventos climáticos extremos, que estão relacionados com a expansão das emissões globais de gases de efeito estufa.

Outro ponto crítico é que, desde a revolução industrial, as emissões de dióxido de carbono (CO2) vêm crescendo, portanto, a temperatura média global já aumentou quase 1°C desde o fim do século XIX. Sabendo de tudo isso, uma das formas de contribuirmos com essa diminuição é reduzir e/ou neutralizar as emissões de carbono. 

Por isso escolhemos o carbono positivo nas embalagens da linha de produtos Fórmula Natural Fresh Meat Gourmet. A empresa Box Print garante a neutralização das emissões geradas por suas atividades a partir da manutenção de área de florestamento, superior a 100 ha. 

Ser carbono positivo significa calcular o total das emissões, reduzir onde é possível e balancear o restante por meio da compensação, que pode ser feita pela compra de créditos de carbono ou pela recuperação de florestas em áreas degradadas.

Selo FSC – Fórmula Natural Fresh Meat Gourmet

As embalagens da Fórmula Natural Fresh Meat Gourmet possuem selo FSC, um sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido que identifica, por meio de sua logomarca, produtos originados com sustentabilidade.

O selo FSC é a ferramenta de controle da produção florestal, que tem como objetivo orientar o consumidor em suas decisões de compra.

A certificação florestal significa uma garantia que a madeira ou os produtos derivados de uma determinada floresta são provenientes de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente correta, socialmente justa, economicamente viável e no cumprimento de todas as leis vigentes.

Como a Adimax tem pensado em aumentar a sustentabilidade das suas embalagens?

As embalagens desempenham um papel muito importante na nossa sociedade e no nosso estilo de vida. Sem elas, a maioria dos produtos expiraria ou seria danificado antes mesmo de chegar ao consumidor final.

No entanto, vale ressaltar que, infelizmente, não existem processos de fabricação 100% sustentáveis, por isso, o time de P&D de embalagens da Adimax busca constantemente o aperfeiçoamento dos processos da empresa, sempre pensando em algo que gere menor impacto ao meio ambiente.

A cada novo projeto, desde a sua concepção, avaliamos as formas de torná-lo o mais sustentável possível.

Como vocês engajam os colaboradores na promoção da sustentabilidade?

Temos uma equipe de SSMA (Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e o Meio Ambiente) extremamente comprometida e focada em promover o conhecimento a todos os colaboradores da Adimax, desde a operação até o administrativo.

Qual o retorno dos consumidores em relação às ações sustentáveis promovidas?

É nítido o crescimento de consumidores que se preocupam cada vez mais com o meio ambiente e que valorizam empresas e práticas sustentáveis.

Nesse quesito, temos muitos feedbacks positivos das ações e práticas desenvolvidas pela equipe. Nossos clientes realmente veem valor nas ações que realizamos e sentem-se parte delas ao adquirirem nossos produtos.

Como vocês enxergam o consumo consciente na atualidade?

Acredito que temos ainda um longo e gradativo caminho pela frente, uma vez que ser um consumidor consciente é um grande desafio, que evoluirá com a massificação do conhecimento. 

Porém, gostaríamos de fazer uma provocação a todos que estiverem lendo, instigando a fazer estas três perguntas a si mesmo:

  • Por que consumir? 
  • Como consumir?
  • De quem consumir?

Além disso, é preciso que cada um avalie suas atitudes, escolhas e deixe de fazer as que são onerosas à sua vida, à de outras pessoas e ao planeta.

Opte por serviços, produtos e empresas que estejam alinhadas a esse propósito.

Qual a importância da certificação do selo eureciclo para vocês?

Vemos a eureciclo como um grande parceiro para a Adimax, uma empresa que tem os propósitos alinhados com os nossos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) tem como meta reduzir a quantidade de resíduos de embalagens destinadas a aterros e lixões, que, atualmente, está definida em 22% da quantidade inserida no mercado.

Por isso, essa parceria é a soma do que acreditamos. 

Além de possuir um selo amigável, que demonstra o percentual com o qual a empresa está compensando, a eureciclo auxilia as empresas a fazerem a sua logística reversa por meio da compensação ambiental, contabilizando suas embalagens e reciclando uma quantidade de material equivalente.

Qual o futuro da Adimax em termos de sustentabilidade e impacto positivo?

A Adimax continuará a busca por embalagens e projetos que visem a sustentabilidade, realizando a compensação ambiental, além de estimular o uso de produtos oriundos da economia circular, com:

  • logística reversa de resíduos,
  • monitoramento da redução do consumo de água e demais recursos naturais, 
  • preservação da biodiversidade.

Agradecemos pela participação do Leonardo Dalmagro, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagem da Adimax, e esperamos que todas essas ações de sustentabilidade inspirem você e seus colaboradores.

Existem pequenas ações que podem iniciar a sua jornada para se tornar uma empresa ecológica, como:

  • modificar e buscar melhorias para as embalagens,
  • alterar a cultura interna da empresa, incentivando e engajando os colaboradores nas causas,
  • ser um parceiro da eureciclo.

Entre em contato conosco e dê o primeiro passo para começar a jornada de sustentabilidade da sua marca. Fale com um consultor e saiba como podemos auxiliar sua empresa a se destacar no mercado.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *