Como a rotulagem ambiental tem impactado na escolha do consumidor

Leia em 3 min
Falar sobre rotulagem ambiental é algo muito importante atualmente, pois ela tem desempenhado um forte papel na escolha dos consumidores.

         Falar sobre rotulagem ambiental é algo muito importante atualmente, pois ela tem desempenhado um forte papel na escolha dos consumidores.

         Hoje em dia, a conscientização sobre a importância do cuidado que se deve ter com o meio ambiente tem sido cada vez mais difundida, e isso tem gerado uma parcela significativa de consumidores conscientes e preocupados.

         E você? Já parou para pensar no impacto positivo que um selo pode ter em sua embalagem?

         O rótulo que carrega um selo, como o sorriso da eureciclo, por exemplo, pode ter outra visibilidade no mercado, pois, quem olha para ele sabe que ali, existe um cuidado relacionado ao impacto ambiental que as embalagens podem causar.

         A rotulagem ambiental pode trazer vários tipos de informações, seja sobre o desempenho ambiental daquele produto ou sobre a maneira como ele foi feito, e isso pode interferir, diretamente, na escolha do consumidor.

         Ao olhar a rotulagem e perceber que aquele produto é eco-friendly, o consumidor faz suas escolhas de acordo com seus princípios, afinal, nem tudo vem descrito no rótulo, mas a impressão do selo já demonstra o que se tem ali.

Estímulo por produtos sustentáveis

Os programas de rotulagem ambiental podem ser lentos para provocar mudanças no mercado, mas está cada vez mais aceito que seu impacto no mercado é significativo. 

Em termos comerciais, a rotulagem ambiental favorece a diferenciação de produtos com base na qualidade ambiental e, portanto, pode afetar a competitividade. 

Existem indícios de que as autodeclarações voluntárias resultaram em inovações nos mercados dos Estados Unidos, Europa e Japão, como o aumento do uso de materiais reciclados, a eliminação de embalagens desnecessárias e o incremento no uso de embalagens mais leves.

         A busca por produtos sustentáveis, que carreguem em seu rótulo um selo, como da eureciclo, de reciclagem, mostra ao consumidor que a empresa adere a iniciativas sustentáveis é sustentável na prática, através da reciclagem.

         Todo selo carrega uma informação e é interessante entender cada uma delas. Você sabia que a eureciclo fornece três tipos de selos para as empresas que aderem ao programa de logística reversa?

         Existe um selo para empresas que querem gerar um impacto positivo, fazendo o necessário previsto por lei, que é a reciclagem de somente 22% do que é gerado. O fornecimento deste selo pela eureciclo é bem acessível e já cumpre com o percentual exigido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

         Falar sobre rotulagem ambiental é algo muito importante atualmente, pois ela tem desempenhado um forte papel na escolha dos consumidores.

         Outra possibilidade dada a sua empresa é adquirir o selo de 100% e assim fazer brilhar os olhos do consumidor ao encontrar o sorriso da eureciclo em sua embalagem.

         Com essa rotulagem ambiental, o consumidor verá que a preocupação com o meio ambiente é ainda maior, pois, o selo representa a compensação de 100% das embalagens lançadas ao ambiente, ou seja, a cada embalagem utilizada, uma será reciclada.

         Porém, se a sua empresa quer mostrar ao cliente um impacto ainda maior, existe a possibilidade de aderir ao selo que equivale a 200%, ou seja, para cada embalagem, a recuperação de resíduos será equivalente a 2 embalagens recicladas.  

Seja o impacto que o mundo precisa

         Se a sua empresa quer causar uma impressão positiva, mostre a todos que, com a rotulagem ambiental, o que seria lixo, poderá ser uma grande oportunidade de trabalho.

         Já parou para pensar que, além de todos os pontos positivos que já foram relatados, ainda temos a vantagem de ter a rotulagem ambiental como geradora de empregos?

         Isso acontece pois, quanto mais se recicla, mais trabalho é gerado para as empresas privadas e organizações de catadores, e isso é ótimo, não é mesmo?

         Se o consumidor estiver consciente de todos esses benefícios, certamente ele irá optar por marcas que aderem ao selo do cumprimento da logística reversa, como o da eureciclo.

         Mais do que ser consumidor, estar consciente é muito importante, por isso, a divulgação da sua marca, dos seus pensamentos e das atitudes tomadas para reduzir o impacto ambiental, pode fazer muita diferença na hora da escolha de um produto.

        A economia circular diminui a quantidade de lixo que é enviada para os aterros, locais que já estão sobrecarregados e são totalmente ineficientes para a economia.

         É sempre melhor direcionarmos o nosso olhar para o que pode ser viável e útil para o meio ambiente e para a nossa economia, abandonando o que não traz benefícios.

         Existem muitas empresas que já aderiram à rotulagem ambiental. Converse com um de nossos especialistas e conheça marcas de sucesso que carregam o selo da eureciclo. 

Sem dúvida, o seu negócio terá uma ótima visibilidade com o selo no rótulo, e além disso, os consumidores, cada vez mais conscientes, irão optar por empresas que carregam consigo essa responsabilidade.

Compartilhe!

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *