Comunicação de sustentabilidade: O guia completo para empresas eco-conscientes

Leia em 3 min
Saiba como ter uma comunicação de sustentabilidade eficiente e mostre o compromisso da sua empresa com um futuro sustentável com nosso guia.

As empresas estão cada vez mais preocupadas com as questões ambientais tornando a sustentabilidade um tema que não pode mais ser ignorado. 

A forma como as empresas se comportam impacta diretamente o meio ambiente, por isso, é importante que elas assumam a responsabilidade de agir de forma sustentável bem como comuniquem isso de forma eficaz para seus stakeholders.

Este guia tem como objetivo ajudar empresas a comunicarem suas práticas sustentáveis de forma clara e consciente a seus consumidores. A seguir, apresentamos algumas dicas importantes para a comunicação de sustentabilidade. Vamos nessa?

O que é comunicação de sustentabilidade?

Comunicação de sustentabilidade é a forma como uma empresa se comunica com seus stakeholders (clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas, entre outros) sobre suas práticas sustentáveis. 

A comunicação de sustentabilidade deve ser transparente e sincera, sendo assim, não basta apenas comunicar práticas sustentáveis, é preciso que as empresas realmente as coloquem em prática e sejam capazes de comprová-las. 

É importante ressaltar que a credibilidade é essencial para a eficácia desse tipo de  comunicação.

Leia também: Selos verdes: como eles podem ajudar sua empresa a se destacar no mercado

Por que é importante comunicar práticas sustentáveis?

Comunicar práticas sustentáveis é importante por vários motivos, veja abaixo alguns exemplos:

  • Transparência: Mostra que a empresa é transparente e se compromete com a responsabilidade social e ambiental.
  • Diferencial competitivo: Os consumidores valorizam empresas que se preocupam com a sustentabilidade e estão dispostas a pagar mais por produtos e serviços sustentáveis.
  • Engajamento: Engajar colaboradores e stakeholders a se envolverem com a causa da sustentabilidade.

O guia completo para a comunicação de sustentabilidade

1. Conheça o seu público-alvo

Em primeiro lugar, para se criar uma comunicação de sustentabilidade eficiente é preciso conhecer o seu público-alvo. É importante entender quais são as necessidades, interesses e valores dos consumidores, bem como a empresa pode contribuir para atender essas demandas de forma sustentável.

Além disso, é importante considerar o nível de conhecimento do público em relação ao tema da sustentabilidade. Em alguns casos, pode ser necessário investir em ações sócio-educativas para que os consumidores compreendam a importância da sustentabilidade para só então valorizarem como a empresa está contribuindo para um futuro mais sustentável.

2. Defina uma mensagem clara e coerente

Após conhecer o público-alvo, é necessário definir uma mensagem clara e coerente para sua comunicação. 

Além disso, a mensagem deve ser simples, objetiva e transmitir de forma clara as práticas sustentáveis adotadas pela empresa.

Um bom exemplo de mensagem clara e coerente são os selos eureciclo que estampam as embalagens de diversos produtos. 

Saiba como ter uma comunicação de sustentabilidade eficiente e mostre o compromisso da sua empresa com um futuro sustentável com nosso guia.

É importante que a mensagem seja coerente com a realidade da empresa. Caso contrário, pode-se criar uma imagem falsa da empresa, ou seja, prejudicar a reputação ao invés de ajudar.

3. Seja transparente

A transparência é fundamental para uma comunicação de sustentabilidade eficiente. É necessário que a empresa seja transparente em relação às suas práticas sustentáveis, além disso é preciso indicar quais são as metas e objetivos.

Além disso, precisa transparecer também como está sendo feito o acompanhamento e medição desses resultados.

Outra estratégia importante é divulgar os impactos ambientais e sociais de suas operações, indicando como está contribuindo para um futuro mais sustentável.

4. Utilize diversos canais de comunicação

A comunicação de sustentabilidade deve ser feita em diversos canais de comunicação, tais como site da empresa, redes sociais, e-mail marketing, entre outros.

Cada canal tem suas particularidades, ou seja, é importante adaptar a mensagem e o formato de comunicação para cada tipo de midia.

O que é Greenwash e como evitar 

Você já deve ter ouvido falar de greenwashing e surgiu a dúvida sobre o que é isso e porque é tão prejudicial ao mercado. Greenwashing nada mais é do que o termo usado que descreve práticas enganosas de sustentabilidade adotadas por empresas com o objetivo de se promoverem como “verdes” ou “ecológicas”. O problema é que na realidade, essas mesmas empresas não são tão sustentáveis quanto parecem. 

O greenwashing pode ser prejudicial ao meio ambiente, pois podem minar a confiança dos consumidores em empresas que realmente praticam a sustentabilidade e colocar em dúvida todo o ecossistema de empresas verdadeiramente sustentáveis. 

Para saber mais, leia nosso artigo: Greenwashing: o que é e por que evitar

Como a eureciclo pode ajudar a sua comunicação de sustentabilidade

É essencial que as empresas assumam a responsabilidade de agir de forma sustentável bem como comuniquem de maneira clara as suas práticas sustentáveis a todos os seus stakeholders. 

A comunicação de sustentabilidade pode ser um diferencial competitivo para a empresa, além de engajar colaboradores e consumidores a se envolverem com essa importante causa. 

Por fim, para uma comunicação de sustentabilidade eficiente, é importante conhecer o público-alvo, definir uma mensagem que seja coerente com o negócio, ser transparente e utilizar diversos canais de comunicação. 

Se sua empresa quer contribuir para um futuro mais sustentável e ter suas práticas sustentáveis reconhecidas pelo mercado, entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas e conheça nossas soluções. 

Compartilhe!

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *