Goiás avança na sustentabilidade com metas de logística reversa de embalagens

Leia em 3 min
Saiba como o Decreto 10.255 estabelece as metas de logística reversa de embalagens em Goiás e tornou o estado referência em sustentabilidade.

O estado de Goiás regulamentou as metas obrigatórias de logística reversa de embalagens, por meio do Decreto 10.255 e seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A regulamentação tem como objetivo incentivar a reciclagem e a redução do impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de embalagens. Continue a leitura e saiba mais sobre os impactos que o Decreto em Goiás traz. 

Como funcionam as metas obrigatórias de logística reversa de embalagens em Goiás?

As metas obrigatórias de logística reversa de embalagens em Goiás foram estabelecidas por meio do Decreto 10.255 e estabelece percentuais mínimos de coleta e destinação adequada de embalagens para reciclagem ou reutilização. Por meio desse decreto foi criado também o ReciclaGoiás. 

A partir de agora, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de embalagens são responsáveis pela implementação da logística reversa, garantindo que as embalagens sejam destinadas corretamente após o uso pelo consumidor.

Quem é responsável pelo cumprimento das metas obrigatórias de logística reversa de embalagens em Goiás?

Os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de embalagens são responsáveis pela comprovação das metas obrigatórias de logística reversa em Goiás. 

Eles devem estabelecer sistemas para garantir a coleta, transporte e destinação adequada das embalagens, atingindo as metas estabelecidas pelo Governo do Estado. Além disso, as empresas devem registrar suas informações no Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

Benefícios da logística reversa de embalagens em Goiás

As metas obrigatórias de logística reversa de embalagens trazem benefícios ambientais e econômicos para Goiás. Ao incentivar a reciclagem e a reutilização de embalagens, a regulamentação ajuda a reduzir a quantidade de resíduos sólidos dispostos de forma inadequada e por consequência, mitiga os danos ambientais. Além disso, a logística reversa gera empregos e contribui para a economia local.

Como os Créditos de Reciclagem da eureciclo podem ajudar as empresas a cumprirem com as metas?

Os créditos de reciclagem da eureciclo são uma solução inovadora para as empresas que precisam cumprir com as metas de logística reversa de embalagens em Goiás. Funciona assim: a eureciclo é uma plataforma que conecta as empresas que geram resíduos às centrais de triagem que realizam a coleta, separação e comercialização dos resíduos para a indústria recicladora.

Ao se cadastrar na plataforma, a empresa adquire créditos de reciclagem, que correspondem a um percentual equivalente das embalagens comercializadas pela empresa. Esses créditos podem ser utilizados para comprovar o cumprimento das metas de logística reversa estabelecidas pelo governo.

Goiás avança na sustentabilidade com metas de logística reversa de embalagens

Além de ser uma solução prática e eficiente para as empresas, os créditos de reciclagem da eureciclo contribuem para o desenvolvimento socioeconômico dos profissionais do setor, uma vez que incentivam a demanda por serviços de reciclagem e promovem a formalização das organizações atuantes.

A regulamentação da logística reversa de embalagens em Goiás é uma medida importante para incentivar a reciclagem e reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de embalagens. 

Esta é uma importante iniciativa do governo estadual para promover uma gestão mais eficiente dos resíduos sólidos gerados pelas empresas. A eureciclo, por sua vez, oferece uma solução inovadora para as empresas que precisam cumprir com essas metas. 

Os créditos de reciclagem da nossa plataforma permitem que as empresas comprovem a destinação ambientalmente adequada de embalagens equivalentes e contribuam para o desenvolvimento socioeconômico dos profissionais da reciclagem em todo o país.

Agora que você já sabe como a logística reversa de embalagens em Goiás é importante e como os créditos de reciclagem da eureciclo podem ajudar as empresas a cumprirem com essas metas, que tal fazer a sua parte? 

Invista na gestão ambiental da sua empresa e contribua para um futuro mais sustentável! Acesse agora mesmo o site da eureciclo e fale com um dos nossos especialistas para conhecer todas as soluções que temos para você e sua empresa. Se tem selo, não tem erro.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *