Inovação sustentável – 6 práticas que a sua empresa pode adotar

Leia em 4 min

Quando pensa em inovação sustentável, o que lhe vem à cabeça? Práticas de conservação? Reciclagem? Embalagens inovadoras?

Inovação verde, inovação ambiental, ecoinovação e inovação sustentável estão entre os termos que têm sido cada vez mais usados ​​nos últimos 20 anos.

Todas essas opções estão relacionadas à inovação sustentável e juntas elas visam o desenvolvimento econômico, preservação de recursos naturais bem como reduzir a pegada ambiental das empresas. 

Veja abaixo seis ideias de inovação sustentável que você pode adotar e que estão mudando o jogo no mundo corporativo. 

1. Logística reversa de embalagens 

A logística reversa pós-consumo envolve o retorno de produtos e embalagens ao ciclo produtivo após serem utilizados pelos consumidores. Isso pode ser feito através de Pontos de Entrega Voluntária, onde os consumidores depositam os resíduos em locais acessíveis ou por meio da comprovação da reciclagem de embalagens equivalentes – compensação ambiental

Para que a logística reversa aconteça, algumas etapas devem ser seguidas, e isso envolve desde a coleta, transporte, reparação, recuperação e reciclagem da embalagem. Uma alternativa viável e mais econômica é a compensação ambiental de embalagens, que auxilia na redução do impacto ambiental.

2. Créditos de reciclagem

Ao utilizar créditos de reciclagem, as empresas podem mitigar o impacto ambiental da produção e comercialização das embalagens. Nesse modelo, grande parte dos investimentos são direcionados para os operadores privados e organizações de catadores, que garantem que os materiais recicláveis foram destinados corretamente.

A logística reversa de embalagens por meio dos créditos de reciclagem, além de ser uma importante iniciativa ESG, gera um impacto positivo direto na empresa. 

A eureciclo é a maior certificadora de créditos de reciclagem do país e ao utilizar um dos nossos selos, a empresa demonstra seu comprometimento com a transformação da cadeia de reciclagem. Desse modo, contribui para a redução do impacto ambiental, além de ser um elo de comunicação com os consumidores.

Descubra seis ideias de inovação sustentável que você pode adotar e que estão mudando o jogo no mundo corporativo. 

3. Selo sustentável

Ter em sua marca um selo sustentável é uma prática que poderá trazer muitos benefícios para o seu negócio. As empresas que investem na reciclagem a nível nacional, por exemplo, podem utilizar o selo eureciclo em suas embalagens e vinculá-lo em campanhas de marketing para mostrar aos consumidores que estão apoiando a estruturação da reciclagem.

A eureciclo possui o selo de investimento em reciclagem mais conhecido do Brasil! Vale lembrar que este tipo de selo mostra ao consumidor que as compensações ambientais de suas embalagens estão sendo feitas. Esse tipo de selo auxilia empresas a assegurar ainda que estejam cumprindo as legislações ambientais.

4. Parcerias para inovação sustentável

Essa abordagem foca no desenvolvimento de parcerias de benefício mútuo para criar valor, compartilhando ou adquirindo ativos como tecnologia, talentos e recursos. 

Isso pode ser realizado através da integração da cadeia de suprimentos, formação de parcerias, criação de mercados secundários para subprodutos ou iniciativas de inovação aberta, como desafios com startups, hackathons ou colaborações com acadêmicos, economizando tempo e custos de pesquisa e desenvolvimento.

Um exemplo é a Qualy, que, em parceria com a eureciclo, é a primeira marca de margarina do Brasil a compensar 100% das suas embalagens.

Conheça o projeto Espalhando o que é bom da Qualy

5. Incentivos às inovações 

Muitas empresas, ao aderirem às inovações sustentáveis, podem ter vários benefícios, e o maior deles pode vir através de investidores.

Os chamados investidores de impacto buscam gerar retornos financeiros, além de gerar certo impacto positivo para a sociedade, investindo em empresas que adotam práticas sustentáveis.

Já pensou na sua marca sendo ainda mais reconhecida, se tornando alvo de novos investidores? A eureciclo, como a maior certificadora de logística reversa de embalagens do Brasil, sabe que isso é possível.

Descubra como a tecnologia pode ajudar a impulsionar a inovação sustentável em sua empresa. Saiba mais aqui.

6. Designer sustentável

O design sustentável visa reduzir ou eliminar a dependência de recursos naturais. Isso inclui o uso de materiais reciclados ou sustentáveis, redução de embalagens, minimizar o impacto ambiental e promover práticas ecologicamente responsáveis. Envolve também a utilização de tecnologia de economia de energia.

Alguns conceitos chaves no design sustentável são:

  • Ciclo de vida do produto
  • Economia circular
  • Reparabilidade
  • Remanufatura

A Nike é um exemplo de empresa que já possui ações que adotam o design sustentável. Em 2021 a empresa criou o movimento Move to Zero. O projeto tem como meta alcançar zero emissões de carbono e zero resíduos em sua cadeia produtiva, visando proteger o futuro do esporte bem como contribuir para um planeta sustentável. Por meio dessa iniciativa, a empresa tem investido em design circular para integrar a sustentabilidade em seus produtos.

Conclusão

As empresas que desejam prosperar no futuro devem compreender a importância e o valor da inovação sustentável. A sociedade atual está cada vez mais consciente do impacto ambiental e procura apoiar negócios que demonstrem compromisso com práticas sustentáveis. As seis ideias apresentadas neste artigo oferecem caminhos tangíveis para as empresas integrarem a sustentabilidade em suas operações.

Não perca tempo, adote práticas ambientalmente responsáveis e destaque-se em um mercado exigente. Torne-se inspiração para um futuro mais verde. Entre em contato conosco e saiba como adquirir o selo do compromisso com a reciclagem mais conhecido do Brasil. 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *