O Instituto Giro surgiu para colocar em prática a logística reversa de embalagens. Mas, você sabe o que é Logística Reversa?
Isso tudo pode parecer muito difícil de se entender, mas não é. Basta voltarmos nossa atenção para as necessidades sociais do nosso país, quando o assunto é reciclagem.
Entidade Gestora e suas atribuições
Diversas regiões brasileiras têm alta produção de materiais a serem reciclados, porém, para que isso seja feito de forma adequada, existem leis que amparam tal serviço.
Em 2010, a lei federal 12.305, que fala da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), trouxe novidades sobre o gerenciamento de materiais reciclados e o caminho que deve ser percorrido para que a reciclagem aconteça de fato.
Sendo assim, as entidades gestoras, que são devidamente legalizadas a partir do Decreto Federal 11.044/2022, passaram a ser peça fundamental para que essa política pudesse ser colocada em prática.
Para saber mais sobre o decreto Recicla+, clique aqui.
A função da entidade gestora é representar e fazer a interlocução entre os envolvidos no processo, ou seja, empresas, fornecedores e fiscalizadores.
Ela deve também cuidar, para que o material recolhido seja realmente reciclado, reduzindo os impactos no meio ambiente.
O Instituto Giro assegura que a logística reversa de embalagens equivalentes às das empresas associadas aconteça, através do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.
Para isso, o Giro trabalha diretamente com empresas, associações de reciclagem, operadores, sindicatos, federações e associados, mantendo a régua de compliance e garantindo segurança jurídica.
Outra responsabilidade que amplia, ainda mais, a importância da Entidade Gestora, é a conscientização sobre a educação ambiental, pois a população precisa saber que é fundamental separar o lixo e reciclar, algo que ainda gera diversas dúvidas e carece de incentivos.
Porém, de nada adianta esse movimento, se não houver ações que invistam em estrutura para se chegar ao objetivo concreto da PNRS.
GIRO – Entidade Gestora
Agora que ficou mais fácil entender o importante papel desempenhado por uma Entidade Gestora, compreende-se a importância do Instituto Giro. Dentre suas funções, ela emite certificados necessários que comprovam o cumprimento das PNRS pelas empresas envolvidas.
Conforme estabelecido por lei, onde se afirma que as entidades gestoras devem emitir o certificado Recicla+ – ou algum outro documento que seja equivalente.
Um exemplo disso é a parceira com a eureciclo, que após firmar contrato com o Instituto Giro, desenvolveu um grande trabalho de logística reversa para a reciclagem do vidro na região do Amazonas.
A organização e otimização do trabalho realizado pelos catadores de materiais recicláveis e demais agentes de reciclagem obteve grandes êxitos. Foram toneladas destinadas corretamente.
Para saber mais sobre a reciclagem de vidro no Brasil, clique aqui.
Trabalhar com benefícios e vantagens aos associados é a meta do Instituto Giro, que tem um time especializado e a parceria com a eureciclo para garantir a segurança jurídica da logística reversa de embalagens por meio do decreto Recicla+ – Decreto Federal 11.044/2022.
Clique nos links para visitar o site e o LinkedIn do Instituto Giro.
1 comment