Selo eureciclo presente na embalagem de um alimento que será cozinhado. O selo atesta o investimento das empresas na reciclagem.

Selo eureciclo: entenda como funciona a certificação

Leia em 4 min

O selo eureciclo é um atributo de comunicação, que indica que aquela empresa investe para que as cooperativas e operadores privados coletem embalagens equivalentes às que foram comercializadas por elas, e destinem para reciclagem.

O selo eureciclo conecta marcas de bens de consumo com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social, através da compensação ambiental e remuneração de cooperativas e operadores privados.

Mas você já conseguiu entender como esse processo todo funciona? Então vem cá, a gente te explica.

Todo esse processo é certificado de maneira a cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), comprovando a logística reversa das embalagens das empresas, adequando-as à legislação ambiental vigente.

Saiba mais como a compensação ambiental opera a seguir!

Como funciona a compensação ambiental?

A compensação ambiental de embalagens é um mecanismo financeiro com o objetivo de contrabalançar os impactos ambientais e é uma das ferramentas mais importantes para a consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). 

No caso da compensação ambiental de embalagens, esse mecanismo remunera o serviço ambiental de cooperativas e operadores de triagem com um valor adicional. 

Ou seja, além do valor de venda do material, também recebem  pelo serviço prestado, o que leva ao aumento da renda de cooperativas e operadores, gerando incentivos econômicos para a reciclagem no Brasil e melhores condições de trabalho nas centrais de triagem. 

Para entender o passo a passo da compensação ambiental, clique aqui.

O selo eureciclo, que estampa o compromisso da empresa com a reciclagem no Brasil, está presente em uma embalagem de bebidas.
Banco de Imagens eureciclo

De que forma a certificação de logística acontece com o selo eureciclo?

Primeiramente, a certificação de logística reversa com o selo eureciclo se inicia na inclusão de todos os agentes da cadeia de reciclagem, como cooperativas e operadores privados. 

Diante disso, nosso trabalho conta com a estruturação e homologação das cooperativas e operadores de reciclagem. Neste processo, apoiamos as centrais de coleta e triagem na obtenção de 14 documentos, que garantem maior formalização e conformidade com a legislação trabalhista e ambiental.

Após essa etapa, a operação da eureciclo realiza uma análise do volume de embalagens comercializadas pela empresa ao ano, a partir do número autodeclarado por ela. 

Dessa forma, conseguimos assegurar que ao menos 22% de embalagens equivalentes serão recicladas, cumprindo com a certificação de logística reversa, de acordo com Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Com o percentual escolhido pela empresa – 22, 100 ou 200¨% – atestamos que embalagens equivalentes do mesmo tipo (papel, vidro, metal ou plástico) foram vendidas da cooperativa ou operador privado para o reciclador final.

A Nota fiscal gerada nessa venda é basicamente, o lastro para a emissão do certificado de reciclagem, com o processo auditado há mais de três anos pela Ernst & Young (EY).

Assim, o certificado de reciclagem gerado atesta a logística reversa das empresas que contratam a solução eureciclo, funcionando ainda como um incentivo financeiro, que torna a cadeia daquele material mais viável.

Quer se aprofundar mais? Saiba como funciona a tecnologia robusta, que evita a duplicidade das notas fiscais e confere segurança ao processo, clicando neste link.

Para cumprir com a logística reversa das embalagens, as empresas que contratam o selo eureciclo, investem na cadeia de reciclagem do Brasil, remunerando operadores privados e cooperativas parceiros.
Banco de Imagens eureciclo

Entenda como o selo eureciclo comunica o compromisso com a reciclagem

Como vimos anteriormente, as empresas que adotam o selo eureciclo, manifestam seu compromisso com o cumprimento da logística reversa e com a reciclagem.

Desse modo, a empresa que escolhe compensar ambientalmente as embalagens em todo o Brasil, pode comunicar essa iniciativa em seus produtos com o selo eureciclo.

O selo eureciclo indica então que aquela embalagem será compensada, ou seja, uma outra do mesmo material (papel, plástico, vidro ou metal) será reciclada na mesma região, diminuindo o impacto no meio ambiente. 

O resultado é igualmente satisfatório para o meio ambiente, já que ele não reconhece se a garrafa reciclada é da marca X ou Y, o que importa é colocá-la de novo no ciclo produtivo. 

Sob o mesmo ponto de vista, o selo eureciclo atua também como um atributo em prol da informação para os consumidores, comunicando o engajamento das marcas com a valorização do trabalho de operadores de coleta e triagem e estimulando o descarte correto das embalagens.

Enquanto isso, os consumidores reconhecem e optam por marcas que investem no desenvolvimento da cadeia de reciclagem do Brasil. 

Atualmente, trabalhamos com 3 tipos de selos:

Selos eureciclo de 22%, 100% e 200%, que contribuem com as taxas de reciclagem no país.
Selos eureciclo
  • Selo eureciclo 22% – O primeiro selo explica que a empresa está compensando ao equivalente das suas embalagens exigidos pela lei, que é de 22% do volume total comercializado por uma empresa de bens de consumo).
  • Selo eureciclo 100% – O segundo selo comunica que uma empresa está compensando o equivalente ao volume total de suas embalagens. Em outras palavras, para cada embalagem colocada no meio ambiente, a massa equivalente aquela mesma embalagem será reciclada. 
  • Selo eureciclo 200% – Por fim, o terceiro selo demonstra que uma empresa está compensando o volume de 2x o total de suas embalagens. Assim, para cada embalagem colocada no meio ambiente, uma massa equivalente de duas embalagens será reciclada.

Agora que você sabe tudo sobre o selo eureciclo, não deixe de procurar o sorriso nas embalagens.

Caso ainda tenha dúvida sobre como é possível contribuir com a sustentabilidade financeira do setor de reciclagem, assista o vídeo do operador Revida, que trabalha com o vidro na Bahia e conte com o selo eureciclo para qualquer dúvida!

Compartilhe!