Lixo zero: descubra como reduzir resíduos na sua vida

Leia em 6 min
lixo zero

O conceito lixo zero é a busca pelo máximo aproveitamento dos resíduos, desde a produção até a utilização de um material. Saiba como reduzir seu impacto!

O que é o conceito Lixo Zero?

Antes de tudo, o conceito lixo zero é a mudança de um estilo de vida, que preza para evitar que resíduos sem necessidade sejam gerados. 

A meta “lixo zero” é incentivar que os ciclos dos resíduos sejam naturais e circulares. Desde o design, os produtos devem ser projetados permitindo o reaproveitamento, recuperação e o uso pós-consumo.

Após a utilização, o propósito do conceito lixo zero é que o resíduo tenha uma destinação ambientalmente correta, como é o caso da reciclagem, por exemplo.

Desse modo, lixo zero está relacionado ao conceito de sustentabilidade, que diz respeito a ações que preservem condições dignas para a sobrevivência das gerações futuras.

Um mundo lixo zero é um mundo mais saudável, responsável e que cuida não só do meio ambiente, mas também das pessoas!

Saiba mais sobre como contribuir com o conceito lixo zero logo abaixo!

10 passos para neutralizar seus resíduos

Assim como vimos que lixo zero quer dizer reaproveitamento integral, podemos ainda fazer uma outra reflexão: afinal, o que é lixo?

Atualmente, lixo para grande parte das pessoas é sinônimo de algo sem valor e sem utilidade.

Um primeiro ponto de partida é transformar esse pensamento, tendo como base a valoração dos resíduos.

Como diria Ailton Krenak no II Fórum Internacional eureciclo, “Não existe lá fora e não existe o resto.”

Enquanto cidadãos, consumidores e empresas precisamos nos responsabilizar pelo impacto que geramos aqui na Terra. 

E como fazer isso?

Os 10 passos para aderir ao conceito lixo zero e neutralizar o impacto são inspirados nos chamados Rs da sustentabilidade.

Cada R está relacionada a uma ação que pode contribuir com a meta lixo zero! Confira cada um:

Passo #1 Lixo Zero:  Reduzir

lixo zero
Banco de Imagens eureciclo

Conforme falamos aqui, reduzir é um passo primordial para neutralizar o impacto de suas ações. Esse passo envolve perceber sua rotina e identificar o que pode ser aprimorado.

Que tal reduzir o consumo de produtos ultraprocessados, reduzir o número de vezes que você anda de carro na semana, reduzir quantas vezes você pede comida em casa no mês e ainda, reduzir o desperdício de alimentos em casa?

Passo #2 Lixo Zero: Reutilizar

O segundo passo é estender a vida útil de um produto ou embalagem. Aqui é válido utilizar a criatividade e deixar a imaginação fluir!

Por exemplo, já tentou transformar as garrafas pets em vasos de plantas? Caixas de papelão e retalhos de tecidos podem servir como cama para pets e até mesmo uma calça jeans pode se tornar uma outra peça ou um acessório para o seu guarda-roupa.

Passo #3 Lixo Zero: Reciclar

Separar os itens recicláveis dos orgânicos já é um ótimo passo para neutralizar o seu impacto no planeta!

Embalagens como plásticos, metais, vidro e papel são fonte de renda para centenas de cooperativas espalhadas por todo o Brasil.

Dessa forma, você contribui com a remuneração dos cooperados, que chamamos de heróis da reciclagem aqui na eureciclo, e com o aproveitamento desses materiais, que voltarão para o ciclo produtivo.

Passo #4 Lixo Zero: Recusar

recusar
Banco de Imagens eureciclo

Recusar também é um ato responsável e que contribuiu com o conceito de lixo zero.

Se você já aderiu a alguns hábitos sustentáveis na sua rotina, deve ter sempre em mãos o seu próprio copo ou de repente, seu próprio canudo.

Recusar quando oferecerem um copo de plástico de uso único, por exemplo, está totalmente de acordo com a meta de lixo zero.

Passo #5 Lixo Zero: Repensar

Já teve a oportunidade de refletir sobre como sua rotina pode impactar positivamente o planeta?

Cada ação faz diferença. Portanto, repensar seus hábitos e consumir conscientemente certamente irá contribuir com um planeta com menos lixo, ou aliás, com resíduos valorizados.

Repense se na próxima vez que for viajar você não conseguiria gerar menos resíduos, por exemplo. Que tal levar mais frutas para a viagem? Esse já pode ser o começo!

Passo #6 Lixo Zero: Reparar

“(Quase) tudo tem conserto!” Essa frase, que pode ser utilizada para diversas situações da vida, também pode ser usada no caso do conceito lixo zero.

Além das roupas, que podem ser costuradas, os próprios eletroeletrônicos também podem ter sua durabilidade estendida com manutenções e reparos técnicos.

Como resultado, o prolongamento da vida útil desses itens contribui para que menos resíduos sejam descartados sem necessidade!

Passo #7 Lixo Zero: Reintegrar

reintegrar

Anteriormente, falamos sobre a importância da reciclagem para inserir os resíduos no ciclo de produção.

Da mesma forma, um outro tipo de reciclagem é realizada pela natureza!

Se fosse possível acrescentar uma outra letra a esses 10 passos seria o C, de Compostar.

A compostagem consiste no processo de decomposição orgânica de itens como alimentos, plantas, borra de café, entre outros, a partir da ação de organismos como minhocas.

Compostar irá reduzir e muito os resíduos orgânicos gerados na sua casa!

Passo #8 Lixo Zero: Respeitar

O respeito é um dos pilares essenciais para a convivência em sociedade.

Assim, respeitar é também ter consciência ambiental para uma melhor relação com o entorno e com as outras pessoas.

Uma das formas de contribuir com a meta de lixo zero é levar um saco de pão ou um jornal ao invés de sacolas plásticas para um passeio, cuidando para que nenhum resíduo seja jogado no chão.

Passo #9 Lixo Zero: Responsabilizar

Enquanto indivíduos e empresas não tomarem a frente pelo gerenciamento de resíduos, as ações anteriores não terão o mesmo efeito.

Afinal, para o meio ambiente o que importa é impacto positivo.

Enquanto consumidor, é necessário se responsabilizar pelo resíduo que você gera. Lembre-se que para o descarte correto, a reciclagem e compostagem são fundamentais.

Sob o mesmo ponto de vista, as empresas também devem se responsabilizar pelos resíduos gerados e comercializados, como é o caso das embalagens.

É o que diz a lei, a Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com a legislação em vigor desde 2010, as empresas precisam cumprir com a logística reversa de embalagens.

A logística reversa, que está conectada também ao conceito lixo zero, tem como objetivo a reinserção dos resíduos. Uma das formas de se adequar à legislação é investir na compensação ambiental, por meio de certificadoras como a eureciclo.

Passo #10 Lixo Zero: Repassar

Por fim, caso um produto não tenha mais utilidade para você, já pensou em repassá-lo para quem vá utilizá-lo?

A doação de roupas ou venda aos brechós é um ótimo exemplo de que é fácil dar um destino melhor para aquilo que não serve mais. Pode ser até um bazar entre amigos, uma troca justa e que cumpre com um propósito excelente: mais resíduos sendo aproveitados. Ou seja, lixo zero!

Participe da Semana Lixo Zero

Agora que você já teve contato com diversas dicas sobre o conceito lixo zero, que tal compartilhar com outras pessoas?

Você não está sozinho nessa! O tema lixo zero está sendo cada vez mais difundido no Brasil. A prova disso é a Semana Lixo Zero (SLZ), promovida em diversas cidades.

O evento, que é realizado anualmente pelo Instituto Lixo Zero, possui o objetivo de estimular a responsabilidade socioambiental na geração de resíduos.
Em síntese, o ambiente de troca da SLZ capacita sociedade civil, gestores públicos e profissionais a cumprirem com a meta lixo zero, amenizando o impacto causado ao planeta.

Em 2021, a Semana Lixo Zero acontece entre os dias 22 a 31 de outubro em todo o Brasil!

Neste ano, em especial, aqui na eureciclo, ficamos contentes em apoiar a Semana Lixo Zero São Paulo, que conta também com a realização da Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável), além do próprio Instituto Lixo Zero.

A Semana Lixo Zero São Paulo abordará temas como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa, Consumo Consciente, entre outras temáticas fundamentais para a sociedade e o meio ambiente.

Quer se tornar um especialista em Lixo Zero? Então, confira a Programação Completa da Semana Lixo Zero São Paulo aqui e fique por dentro de dicas práticas com o Guia definitivo do descarte correto!

Compartilhe!

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *