Sustentabilidade empresarial: o que é e porque investir

Leia em 4 min

Você sabe o que é sustentabilidade empresarial e o motivo para sua empresa desenvolver? Leia nosso post e saiba mais sobre o assunto!

Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações e políticas praticadas por empresas que possibilitam o desenvolvimento sustentável através de indicadores pautados em ESG, visando a proteção do meio ambiente e garantindo qualidade de vida para essa e futuras gerações.

Infelizmente, enfrentamos atualmente situações preocupantes com relação à preservação ambiental, o que acaba refletindo em desastres e tragédias em muitos lugares do Brasil e do mundo.

Um dos maiores problemas é a quantidade de resíduos sólidos descartados indevidamente diariamente e que acabam tendo como destino os lixões e aterros sanitários ou terrenos baldios, rios e mangues.

Grande parte desse material poderia ser reciclado e destinado às linhas de produção das indústrias, utilizado como matéria-prima de novos produtos.

A falta de cuidado com esse assunto provoca muitos problemas a população e os números observados com relação ao descarte indevido são motivos de muitas preocupações.

O Brasil, segundo o Fundo Mundial para a Natureza, é o 4º maior produtor de lixo no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.

O Banco Mundial traz dados estabelecendo que nosso país descarta irregularmente mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico, poluindo:

  • solo, 
  • rios, 
  • mangues, 
  • oceanos.

Neste post, apresentaremos a sustentabilidade empresarial e como ela é fundamental para garantir o desenvolvimento econômico e empregos. Porém, sem destruir a natureza e causar problemas para a sociedade. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é sustentabilidade empresarial?

Segundo a médica e ex primeira-ministra norueguesa, Gro Harlem Brundtland, quando presidiu a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, entidade ligada a ONU, Organização das Nações Unidas, o desenvolvimento sustentável é:

Aquele que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.”

A sustentabilidade empresarial, portanto, envolve as ações praticadas pelos empreendimentos que garantam riqueza à atual geração, sem comprometer a qualidade de vida daqueles que virão.

Para que esse objetivo seja atingido, uma das maiores ameaças ao futuro da humanidade precisa ser resolvida, ou seja, é preciso que o descarte correto dos resíduos sólidos seja implementado em todos os países.

Quais são os pilares da sustentabilidade empresarial?

As práticas sustentáveis encontradas nas organizações estão divididas em três pilares que precisam coexistir e interagir entre si harmoniosamente. São eles:

Social

O pilar social da sustentabilidade empresarial precisa envolver as pessoas que de alguma forma estão ligadas ao empreendimento, tais como:

  • colaboradores,
  • clientes,
  • fornecedores,
  • parceiros de negócios,
  • comunidade onde a indústria está inserida,
  • sociedade em geral.

Ambiental

O pilar ambiental diz respeito às condutas que a empresa desenvolve e que refletem direta ou indiretamente no meio ambiente, sejam elas a curto, médio ou longo prazo.

Diferente das estratégias de marketing, as ações sustentáveis são aquelas que efetivamente minimizam os impactos ambientais causados pelos empreendimentos, sejam elas no combate a agentes poluidores ou em processos criativos para a reciclagem dos produtos disponibilizados ao mercado consumidor.

Econômico

Uma empresa com visão sustentável trabalha o pilar econômico e adota práticas que não desequilibram os ecossistemas ao seu redor.

Também não conquista sua lucratividade em função das más condições de trabalho oferecidas aos funcionários ou ainda na degradação do meio ambiente.

Por que investir nela?

O fato de garantir a nossos filhos e netos uma vida digna e de qualidade seria motivo suficiente para investir no conceito de sustentabilidade, afinal de contas, se não tratarmos de proteger a natureza, problemas sérios nos aguardam.

No entanto, os motivos para investimento vão muito além disso.

Vantagens

A primeira grande vantagem em investir em sustentabilidade empresarial está na valorização da sua marca, pois cada vez mais os consumidores estão atentos às empresas que tem seus objetivos além de vender e buscar lucros.

Negócios que se importam com o mundo, sociedade e meio ambiente são bem vistos. Além disso, muita gente na hora de definir sua compra considera o que a marca faz para colaborar com dias melhores.

Trabalhar em um local de visão é sempre uma satisfação para os colaboradores. Por isso, investir em causas sustentáveis atrai talentos e motiva a equipe a impulsionar os negócios.

A sustentabilidade empresarial também pode colaborar com o comportamento dos colaboradores, onde documentos desnecessários deixem de ser impressos, luzes são apagadas e todos colaboram para evitar os desperdícios.

Por fim, os investidores estão atentos às oportunidades de mercado, onde alguns Fundos de Investimentos só aplicam em organizações que tenham a sustentabilidade como parte integrante do seu planejamento estratégico.

O que é ISE?

ISE, ou Índice de Sustentabilidade Empresarial, é uma ferramenta cujo objetivo é incentivar a adoção de práticas sustentáveis.

Foi criado em 2005, pela Bovespa, Bolsa de Valores de São Paulo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, Instituto Ethos e Ministério do Meio Ambiente.

A adoção dessa ferramenta torna possível a medição do comprometimento da sustentabilidade corporativa junto às empresas, onde são avaliados:

  • eficiência econômica,
  • equilíbrio ambiental,
  • justiça social,
  • governança corporativa.

Atualmente, o ISE é utilizado por muitos fundos de investimentos para realizar avaliações dos empreendimentos que adotam práticas consideradas sustentáveis.

Quais práticas sustentáveis adotar na empresa?

As organizações devem aplicar as práticas sustentáveis, pois elas farão toda a diferença nas relações com o mercado e com todos os envolvidos.

Para isso, seu empreendimento pode iniciar o processo com um trabalho de conscientização junto aos colaboradores, investindo em treinamento e palestras que apresentem os conceitos envolvidos e de que maneira é possível fazer a diferença em casa, no bairro e também no local de trabalho.

Eliminar a utilização de copos descartáveis, realizar campanhas para a economia de água, energia elétrica e papel são excelentes opções para colocar em prática algumas ações.

Substituir gradativamente os equipamentos (micros, notebooks, impressoras, ar-condicionado, geladeira) por modelos mais econômicos é outra excelente alternativa, diminuindo também as despesas na conta de energia elétrica.

Cumprir efetivamente as leis ambientais e eliminar qualquer tipo de poluição são ações que começam a sobressair-se e são percebidas pela sociedade.

A utilização de fontes de energias renováveis é outra prática que deve ser adotada, diminuindo custos e colaborando com a natureza.

Por fim, e que pode ajudar efetivamente na resolução do sério problema do destino dos resíduos sólidos, está a adoção de uma política de reciclagem.

Converse com especialistas e conheça as possibilidades de iniciar imediatamente o engajamento nesse movimento.

Para isso, conte com a eureciclo e conheça uma maneira interessante de garantir a reciclagem dos produtos através da compensação. 

Compartilhe!

3 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *