5 Tendências e soluções de embalagens para os próximos anos

Leia em 3 min
Descubra as principais tendências e soluções de embalagens para os próximos anos. Veja as inovações que estão moldando o futuro do setor.

Descubra as principais tendências e soluções de embalagens para os próximos anos. Veja as inovações que estão moldando o futuro do setor.

À medida que as preocupações ambientais continuam a crescer, a indústria de embalagens está se voltando cada vez mais para soluções sustentáveis. Neste artigo, exploraremos as principais tendências de embalagens que moldam o cenário das embalagens em 2023. Desde a redução de peso e tamanhos até o uso de materiais bio-based e plásticos reciclados, essas tendências visam melhorar a eficiência, minimizar o impacto ambiental e atender às expectativas dos consumidores conscientes.

1 – Redução de Peso

A redução de peso é uma das muitas tendências de embalagens que vem ganhando destaque ao longo dos anos e provavelmente ganhará ainda mais força em 2023. Essa abordagem consiste em utilizar menos material para criar embalagens, resultando em um consumo de recursos e energia mais eficiente. Mais empresas provavelmente adotarão a redução de peso para garrafas, potes e tampas, o que não apenas melhora a sustentabilidade, mas também reduz os custos ao utilizar menos material.

Descubra as principais tendências e soluções de embalagens para os próximos anos. Veja as inovações que estão moldando o futuro do setor.

2 – Materiais Bio-based

Espere ver mais organizações investindo em materiais bio-based, como plásticos feitos a partir de cana-de-açúcar ou resina de milho. Os materiais bio-based usados em embalagens são provenientes de organismos naturais, como culturas agrícolas e algas e até de fontes renováveis. Essa é uma tendências de embalagens que vem ganhando espaço entre muitas empresas. O uso desses materiais pode melhorar a produção de produtos químicos, biocombustíveis e plásticos, ajudando as empresas a minimizar seu impacto ambiental.

3 – Etiquetas Removíveis

Algumas empresas investem em plásticos facilmente recicláveis, como o PET, para produtos de consumo, mas utilizam etiquetas não compatíveis, o que significa que os consumidores precisam separar esses componentes antes de reciclar a embalagem. O uso de tintas e adesivos à base de produtos naturais para etiquetas que se soltam facilmente tornará as embalagens feitas de PET e outros plásticos mais recicláveis. Outra tendência de rotulagem em 2023 será o uso de tintas à base de soja e vegetais, que são melhores para o meio ambiente do que as tintas convencionais – à base de insumos químicos – , mas ainda produzem gráficos impressionantes.

4 – Embalagens Retornáveis

As embalagens retornáveis são compostas por materiais recicláveis que as marcas podem recondicionar ou remanufaturar quando os consumidores devolvem a embalagem vazia, tornando-se uma alternativa valiosa para empresas que desejam reduzir seu impacto ambiental. Além disso, o uso desse tipo de embalagem também traz economia de custos, pois as empresas podem reutilizá-las mais vezes. Cada vez mais, empresas estão incentivando os consumidores com programas de incentivo, permitindo que eles retornem suas embalagens plásticas ou de vidro já adquiridas,para obter uma novaa um preço com desconto.

Descubra as principais tendências e soluções de embalagens para os próximos anos. Veja as inovações que estão moldando o futuro do setor.

5 – Desenvolvimento de Embalagens Sustentáveis 

Desenvolver embalagens sustentáveis requer determinação, pensamento inovador e uma compreensão completa de toda a cadeia de suprimentos, além de pesquisa e desenvolvimento adequados. 

No entanto, surge a pergunta: como um fabricante pode enfrentar a pressão regulatória e potencialmente arriscar resistência dos clientes para implementar uma opção mais sustentável?

Para que a evolução em direção a embalagens mais sustentáveis ocorra, é necessária uma integração com as leis e com o poder público. Além das taxas de reciclagem regulamentadas, precisamos de uma avaliação obrigatória do ciclo de vida. 

Sem os instrumentos regulatórios e leis de incentivo para a utilização de materiais recicláveis nas embalagens, por exemplo, há passos mais longos a serem percorridos nessa jornada.

E não se esqueça de focar sua estratégia de comunicação nos benefícios líquidos em relação aos diversos impactos ambientais e em relação à função da embalagem. É essencial que os clientes estejam alinhados com a estratégia escolhida.

Desenvolver embalagens sustentáveis é um desafio complexo, mas com uma abordagem corajosa, cooperação regulatória e conscientização dos consumidores, podemos promover mudanças positivas.

Cumpra as metas de reciclagem com o selo eureciclo

Você está em busca de soluções práticas e eficientes para cumprir com a logística reversa  e incentivar a reciclagem? O selo eureciclo pode ser a resposta que você procura!

Aqui nós incentivamos e apoiamos a reciclagem de resíduos pós-consumo por meio da compensação de embalagens e créditos de reciclagem. Com o selo eureciclo, sua empresa demonstra seu compromisso com a economia circular e contribui para a redução do impacto ambiental causado pelas embalagens.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como o selo eureciclo pode ajudar sua empresa a alcançar suas metas de reciclagem. Fortaleça a imagem como uma empresa comprometida com a destinação correta das embalagens. Se tem selo, não tem erro!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *