Quer entender como combinamos autonomia e impacto positivo, em conjunto com mais de 5000 empresas e 140 cooperativas e operadores de reciclagem? Conheça então os certificados de reciclagem da eureciclo.
O setor da reciclagem no Brasil supera grandes desafios a cada dia!
Com uma cadeia complexa e dificuldades de logística, há alguns motivos específicos que levam ao desequilíbrio na cadeia de reciclagem, por exemplo:
- a falta de conscientização ambiental;
- o baixo investimento na coleta seletiva;
- a informalidade de cooperativas e pessoas em situação de vulnerabilidade.
No entanto, é possível impulsionarmos a cadeia de reciclagem, que atualmente recicla apenas cerca de 3% dos resíduos sólidos urbanos, conforme os dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Quando as empresas descartam corretamente resíduos perigosos, por exemplo, diminuem a chance de contaminação do solo. E no momento que as marcas cumprem a logística reversa, acrescentam uma renda extra aos agentes ambientais, responsáveis pela coleta e triagem de resíduos recicláveis.
Já o papel dos consumidores é também fundamental, para destinarem embalagens e resíduos pós-consumo que se tornam essa fonte de renda para cooperativas e operadores de reciclagem!
Separamos aqui alguns depoimentos e ideias de como podemos aumentar as taxas de reciclagem juntos! Saiba mais sobre a série Impacto que transforma.
Certificados de reciclagem elevam as taxas de reciclagem e de estruturação
Você já se perguntou por que a latinha de alumínio é recolhida rapidamente e a garrafa de vidro, muitas vezes acaba ficando para trás?
Isso acontece devido à dinâmica de reciclagem no país e aos desafios que citamos acima.
O alumínio, por exemplo, tem uma boa taxa de reciclagem, porque toda a cadeia é economicamente viável. Reciclar esse material faz sentido para o catador, para o sucateiro e até mesmo para o reciclador.
Vamos colocar em números: 1 tonelada de alumínio é vendida para o reciclador por cerca de R$4.000,00, já a tonelada do vidro é vendida a cerca de R$140,00 e ainda possui outro agravante: a dificuldade logística.
A indústria do vidro, a que produz e os recicladores responsáveis pelas embalagens de vidro, está concentrada no Sudeste, Pernambuco e Sergipe. Caso o resíduo tenha sido descartado fora desses grandes polos, deverá percorrer em média 2200 km para ser reciclado.
Bastante coisa, não é mesmo?
Por isso, aqui na eureciclo, temos como um de nossos objetivos aumentarmos o valor agregado de resíduos como o vidro, viabilizando a reciclagem de materiais como esse.
Para elevar as taxas de reciclagem do vidro, por exemplo, é necessário estruturar o processo de toda cadeia, desde a triagem até a disposição final.
A Revida é um marco de que é possível sim viabilizar essa cadeia! A organização localizada na Bahia, conseguiu estabelecer esse processo de reciclagem do vidro com dois grandes aliados: os certificados de reciclagem e o investimento de empresas que acreditaram nessa missão.
Confira um trecho do depoimento da co-fundadora da Revida, Val Dias: “Tudo, todos os recursos, todos os materiais, tudo o que produzimos vem da natureza, são recursos naturais. Além disso, quando os materiais são reciclados, eles geram renda. […] Hoje podemos dizer que reciclamos vidro em Salvador e a eureciclo tem responsabilidade nisso.”
Os certificados de reciclagem emitidos pela eureciclo são uma comprovação de que o material triado pela cooperativa ou operador foi encaminhado para o reciclador final. Desse modo, é que esses agentes ambientais recebem uma remuneração adicional pelo serviço prestado.
Somente em 2020, os benefícios dos certificados geraram um aumento de 33% de receita para os cooperados e operadores parceiros em todo o Brasil. Esses atores da reciclagem tiveram autonomia para investirem no que é prioritário para cada operação, como por exemplo, na:
- Remuneração dos catadores;
- Compra de materiais e equipamentos;
- Aumento de postos de trabalho;
- Formalização de documentos.
O papel das empresas em investir na logística reversa e proporcionar um acréscimo de renda para esses agentes também é primordial!
Saiba mais sobre como esse método da compensação ambiental de embalagens está auxiliando o aumento das taxas de reciclagem.
Assista a série Impacto que transforma e saiba como contribuir com as taxas de reciclagem!
E você, está se perguntando em como fazer sua parte para aumentar as taxas de re ciclagem também?
Onde estiver você poderá fazer a diferença!
Em sua casa, local de trabalho, basta reaproveitar as embalagens e as que não tiverem mais uso, é só descartar corretamente, encaminhando os resíduos para a reciclagem.
Caso não tenha a coleta seletiva em sua cidade, não se preocupe! Há grandes chances de que um Ponto de Entrega Voluntário, ou PEVs, esteja perto de você, basta se informar com a própria prefeitura e em pontos de alta circulação, como mercados, shoppings e outros estabelecimentos.
Enquanto empreendedor e profissional, você pode contribuir estimulando um consumo mais consciente por parte dos consumidores e buscando soluções, como a dos certificados de reciclagem, para garantir a conformidade com a legislação e ainda, colaborar com o aumento das taxas de reciclagem.
Quer fazer parte dessa jornada junto com a gente? Assista ao especial “Impacto que Transforma” aqui e conte com a eureciclo para transformarmos a realidade da cadeia de reciclagem no Brasil e na América Latina.
5 comments