Comunicação verde: como envolver os consumidores na sua causa ambiental

Leia em 5 min
Descubra como envolver consumidores para a causa ambiental com a Comunicação Verde. Estratégias eficazes para um engajamento sustentável!

Descubra como envolver consumidores para a causa ambiental com a Comunicação Verde. Estratégias eficazes para um engajamento sustentável!

Comunicação verde é um conjunto de estratégias que realça produtos ou serviços sustentáveis e ecologicamente corretos. Ele beneficia as empresas aumentando a lealdade do cliente e melhorando a reputação da marca, ao mesmo tempo que contribui para a proteção do planeta e para um futuro mais sustentável.

Neste artigo, iremos aprofundar nossa compreensão sobre a importância de uma boa comunicação verde e o impacto que ela pode ter no mundo. Iremos analisa suas implicações sociais, econômicas e ambientais.

BANNER

Comunicação verde: uma abordagem de longo prazo

O objetivo é criar um impacto positivo tanto para a comunidade quanto para o meio ambiente. A comunicação verde requer mais compromisso por parte das organizações, mas o retorno pode ser substancial. Ao promover a confiança entre a empresa e a comunidade, conquista a confiança dos stakeholders do negócio e recebe apoio para novas tecnologias inovadoras.

As características da comunicação verde incluem ser orientada por propósito, baseada em ciência e evidências, dirigida por contexto, centrada no social, responsável e inclusiva.

Empresas que adotam essas práticas podem obter muitos benefícios, especialmente aquelas que desenvolvem produtos que prezam pela sustentabilidade ou menor impacto ambiental. 

Contudo, envolver todas as práticas requer navegar por questões complexas e muitas vezes inter-relacionadas entre a empresa e seu ambiente. Devido a essa complexidade, o campo da comunicação em sustentabilidade, com seu crescimento dinâmico, tem experimentado muitos acertos e erros. 

LEIA TAMBÉM: Como a sustentabilidade pode impulsionar o crescimento de pequenas empresas

O consumidor verde nos dias atuais

Comprar itens ecologicamente corretos é mais popular agora do que nunca, mas ainda é um desenvolvimento recente no mercado de consumo.

Isso significa que muitos consumidores ainda não sabem da importância das práticas comerciais sustentáveis ou não têm como priorizar esse aspecto como critério para compra. 

Ao anunciar um produto verde, as marcas devem avaliar se os consumidores estão cientes das questões ambientais relevantes para o seu negócio e adaptar seus esforços de marketing de acordo. 

Por exemplo, o marketing de produtos que abordam questões ambientais menos conhecidas pode exigir mais esforços educacionais e de conscientização.

As pessoas não pagarão um valor premium por um produto se não estiverem convencidas de que ele tem valor agregado, portanto, aumentar a conscientização para questões ambientais e demonstrar que essas questões são importantes o suficiente para justificar custos extras são fundamentais para campanhas de comunicação verde bem-sucedidas.

LEIA TAMBÉM: Comunicação de sustentabilidade: O guia completo para empresas eco-conscientes

Como evitar o greenwashing

Greenwashing ou maquiagem verde, refere-se ao uso de estratégias para convencer os consumidores de que uma marca e seus produtos são mais sustentáveis do que realmente são.

Essa prática pode incluir táticas como alterar o design ou rótulos de produtos para evocar o mundo natural, ou destacar alguns atributos “verdes” de um produto que não é completamente ecológico. 

O greenwashing pode minimizar a eficácia da comunicação como um todo e resultar em danos à reputação corporativa. Sem padrões estabelecidos para comercializar um produto como ambientalmente amigável, torna-se difícil para as empresas evitar erros comuns de greenwashing.

Por isso, é fundamental que as marcas estabeleçam normas e melhores práticas internas para suas iniciativas comerciais, enfatizando a publicidade transparente e específica para construir confiança com os clientes, bem como contribuir para uma percepção positiva da marca.

LEIA TAMBÉM: Guia completo para entender e evitar o Greenwashing

Otimize a qualidade com sustentabilidade

Desenvolver e comercializar produtos verdes envolve dois componentes principais: satisfação do cliente e respeito pelo meio ambiente. Enquanto a sustentabilidade aprimorada pode aumentar a satisfação do cliente ao alinhar-se com valores pessoais, tornar-se ecológico à custa da qualidade ou acessibilidade do produto pode ter o efeito contrário. 

O fenômeno chamado de “miopia verde” se refere à situação em que consumidores rejeitam produtos de baixa utilidade ou com preços significativamente mais altos, mesmo que apresentem benefícios ecológicos. 

Para evitar que isso aconteça bem como desenvolver um negócio sustentável, os produtos devem atender às necessidades do cliente e ser ambientalmente sustentáveis, funcionando tão bem quanto seus concorrentes e tendo preços razoáveis. 

Idealmente, os produtos verdes devem agregar valor aos consumidores além da sustentabilidade, podendo incluir economia ou conveniência.

Conheça algumas empresas com práticas verdes

Fazenda do Futuro, Coca-Cola e Br Foods, são algumas das empresas parceiras da eureciclo que já possuem iniciativas com uma comunicação verde ativa. Elas buscam envolver o consumidor e manter um alto nível de engajamento em programas ecológicos e sociais positivos.

BRF

Como parte do seu alinhamento com a agenda 2030 da ONU, a BRF estabeleceu diversos compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dentre eles, está ter 100% das embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis até 2025. Uma das diversas iniciativas da marca, está a criação de uma linha especial de potes colecionáveis da margarina Qualy. Com designer moderno e divertido, a marca incentiva os consumidores a praticarem o reuso dos potes que antes iriam para o lixo.

Fazenda do Futuro

Os produtos da Fazenda do Futuro são vendidos em bandejas recicláveis ou biodegradáveis. A marca possui a missão de reduzir continuamente seus resíduos de embalagens. Atualmente investe em explorar novos materiais, minimizar embalagens, eliminar desperdícios e ser um líder pelas mudanças.

Coca-Cola

A empresa está comprometida com várias metas de gestão de resíduos, com o objetivo de reciclar o equivalente a 100% das embalagens que coloca no mercado até 2030. Desde antes da popularização do conceito de economia circular, a Coca-Cola já absorvia essa ideia. Com o passar dos anos, a companhia tem usado suas marcas para inspirar e liderar mudanças positivas no mundo, com um foco significativo na gestão de resíduos.

Conclusão

A comunicação verde, apesar de exigir paciência e determinação, representa um investimento na longevidade de uma marca. 

Com a sustentabilidade ambiental ganhando cada vez mais relevância, mais empresas estão desenvolvendo produtos ecológicos e os consumidores estão rejeitando marcas que não adotam práticas sustentáveis.

A comunicação verde apresenta desafios específicos, como a falta de padrões estabelecidos para a publicidade sustentável, a novidade do conceito e o equilíbrio entre os desejos dos clientes e o design do produto. 

Contudo, esses desafios proporcionam oportunidades para inovação nas estratégias de marketing e na oferta de produtos, permitindo uma conexão mais profunda e significativa com os clientes.

Está pronto para fazer a diferença e levar sua marca para o futuro sustentável? Abrace os desafios e as oportunidades que a comunicação verde oferece. Veja aqui como sua empresa pode se destacar e criar uma conecção profunda com os clientes através da sustentabilidade. Invista na longevidade da sua marca. Faça parte da mudança!

Selo eureciclo e a comunicação verde

Descubra como a comunicação verde e o selo eureciclo podem ser poderosos aliados nessa jornada. Clique aqui para saber mais e junte-se a mais de 7 mil clientes de todo o país na missão de criar um futuro mais sustentável, valorizando a reciclagem!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *