Semana do Meio Ambiente: 6 inovações e práticas sustentáveis para sua empresa adotar em 2023

Leia em 3 min
Descubra as melhores práticas sustentáveis ​​e inovações para sua empresa adotar inspirada na Semana do Meio Ambiente 2023.

Descubra as melhores práticas sustentáveis ​​e inovações para sua empresa adotar inspirada na Semana do Meio Ambiente 2023.

Na Semana do Meio Ambiente 2023, a inovação sustentável é fundamental para promover a conscientização ambiental, enfrentar as mudanças climáticas e buscar soluções para problemas ambientais urgentes. Diversas inovações sustentáveis estão sendo propostas para garantir um futuro mais verde.

O ano de 2023 celebra o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela ONU em 1972. Ao longo de meio século, sob a supervisão do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), este dia ganhou destaque, tornando-se uma das principais plataformas de conscientização ambiental global.

Atividades, eventos e ações relacionadas ao tema mobilizam dezenas de milhões de pessoas presencialmente e na internet em todo o mundo. Aqui estão alguns exemplos de inovações sustentáveis que sua empresa pode implementar e contribuir para um futuro mais verde:

Uso de energia renovável

Inovações em tecnologias de energia renovável, incluindo solar, eólica, hidrelétrica e geotérmica, estão tornando estas fontes de energia mais acessíveis e econômicas. Além disso, progressos nas tecnologias de armazenamento de energia estão aprimorando a eficiência e a confiabilidade desses sistemas.

Descubra as melhores práticas sustentáveis ​​e inovações para sua empresa adotar inspirada na Semana do Meio Ambiente 2023.

Soluções de Economia Circular

A economia circular é uma estratégia que visa reduzir o desperdício e otimizar a utilização de recursos. Ela se baseia em inovações como a criação de produtos duráveis e recicláveis, a implementação de programas de devolução e reciclagem, e o desenvolvimento de modelos de negócios que incentivem a economia compartilhada e o consumo colaborativo. 

Iniciativas como o selo eureciclo, que certifica empresas comprometidas com a reciclagem, entre outros selos e certificações de práticas em prol do meio ambiente e sociedade, são estratégias positivas para as empresas aumentarem a sustentabilidade e a eficiência no uso dos recursos.

Monitoramento ambiental

Tecnologias de sensores, sensoriamento remoto e análise de dados possibilitam o monitoramento em tempo real de parâmetros ambientais, o que facilita a detecção precoce de poluição, o acompanhamento de ecossistemas e a gestão eficiente de recursos naturais.

Embalagens sustentáveis

Alternativas de embalagens sustentáveis, tais como materiais biodegradáveis, plásticos compostáveis e embalagens à base de plantas, estão em crescente demanda. Esses designs e materiais inovadores auxiliam na redução do desperdício de plástico e das emissões de carbono na cadeia de suprimentos. 

Como exemplo, o selo eureciclo atesta o compromisso das empresas com a reciclagem incentivando ainda práticas mais conscientes no setor de embalagens, a partir dos conteúdos promovidos pela solução.

LEIA MAIS: Super Guia eureciclo: Como escolher embalagens sustentáveis para sua empresa

Veja como a cooperativa de reciclagem funciona, os impactos que ela gera e como é afetada pelo meio ambiente e economia.

Iniciativas de reciclagem e gerenciamento de resíduos

Inovações na gestão de resíduos visam à redução, reutilização, reciclagem e descarte adequado de resíduos. Incluem tecnologias avançadas de reciclagem, sistemas que convertem resíduos em energia, logística reversa de embalagens e estratégias descentralizadas de gerenciamento. 

Além disso, a compensação ambiental é utilizada como uma forma de mitigar os impactos negativos causados por determinadas atividades. Essas práticas ajudam a diminuir a quantidade de resíduos em aterros e a extrair valor dos resíduos, contribuindo para a sustentabilidade.

Baixe o Guia Legal da Logística Reversa de Embalagens para saber mais.

Tecnologias para conservação de água

Inovações em tecnologias de conservação de água, como sistemas de irrigação eficientes e sistemas inteligentes de gestão de água, contribuem para a preservação dos recursos hídricos. Essas tecnologias facilitam um melhor monitoramento, detecção de vazamentos e uso otimizado da água, promovendo a gestão sustentável da água.

ESG e Semana do Meio Ambiente 2023

Promover e incentivar a inovação sustentável são iniciativas essenciais para a construção de um futuro mais sustentável. A Semana do Meio Ambiente 2023 é uma ótima oportunidade para destacar as inovações sustentáveis, incentivando ainda mais ações para superar nossos desafios ambientais. 

Transformar uma empresa para que ela siga os princípios de ESG e da economia circular pode ser um desafio, mas há várias soluções que podem auxiliar nesse processo, possibilitando gerar impactos ambientais e sociais positivos. 

O selo eureciclo é uma dessas soluções. Desde 2016 vem ajudando milhares de marcas, conectando-as aos operadores e cooperativas de reciclagem parceiros, fomentando investimentos no setor. Ele permite ainda que as empresas certificadas demonstrem seu compromisso com a reciclagem.

Sua marca pode transformar a cadeia de reciclagem, gerando mudanças para um futuro melhor! Junte-se aos mais de 7 mil clientes. Fale com um dos nossos especialistas para saber mais. 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *